VENHA ACOMPANHAR O LANÇAMENTO DA MISSÃO ARTEMIS II, DIRETO DE CABO CANAVERAL JUNTO COM O SPACE TODAY!!! RESERVE AGORA O SEU LUGAR!!!
https://www.viagemcomsacani.com.br/mass0001/artemis-ii/
VENHA FAZER PARTE DO MAIOR EVENTO DA HISTÓRIA DO SPACE TODAY, EM BRASÍLIA, DE 18 A 21 DE DEZEMBRO, NO SHOPPING PÁTIO BRASIL, O SPACE TODAY EXPERIENCE, 4 DIAS DE MUITO CONTEÚDO E ATRAÇÕES PARA VOCÊ!!! E O MELHOR, DE GRAÇA!!! PASSE AGORA NO SYMPLA E BAIXE SEU INGRESSO!!!
https://www.sympla.com.br/evento/space-today-experience/3233438
Prepare-se para uma jornada até os confins do espaço! Neste vídeo, mergulhamos fundo na ciência por trás do Cometa 3I/ATLAS, um raro mensageiro que viajou de outro sistema estelar para visitar nossa vizinhança cósmica. O que sua composição química nos revela sobre a formação de mundos em outras partes da galáxia?
Com base em um novo estudo revolucionário (Roth et al., 2025) utilizando o poderoso telescópio ALMA, cientistas descobriram que o 3I/ATLAS é diferente de tudo que já vimos. Suas moléculas contam uma história fascinante:
Padrões de Desgaseificação Distintos: O cometa libera cianeto de hidrogênio (HCN) diretamente de seu núcleo, enquanto o metanol (CH3OH) — um tipo de álcool — é liberado de grãos de gelo em seu coma, sugerindo um núcleo complexo e heterogêneo.
Composição “Alcoólica” Recorde: A proporção de metanol em relação ao HCN é a mais alta já medida em qualquer cometa, indicando que ele se formou em um ambiente muito diferente do nosso Sistema Solar.
Assista agora para entender por que esta descoberta é tão importante e como este visitante interestelar está reescrevendo o que sabemos sobre a química do universo. Não se esqueça de curtir, se inscrever e compartilhar!
Artigo Científico Original:
Roth, N. X., et al. (2025). CH3OH and HCN in Interstellar Comet 3I/ATLAS Mapped with the ALMA Atacama Compact Array. The Astrophysical Journal Letters.
Disponível em: https://arxiv.org/abs/2511.20845
#Astronomia #Cometa #Interestelar #3IATLAS #Ciência #EspaçoProfundo #DescobertaCientífica #Astrofísica #ALMA
APRESENTAÇÃO:
Sérgio Sacani
• X: @spacetoday1
• Instagram: @spacetoday1
MARKETING & CONTEÚDO:
Beattriz Gonçalves
• Instagram: @soubiagoncalves
• LinkedIn: /in/beattrizgoncalves
PRODUÇÃO:
Gabriela Augusta
• Instagram: @gabiaugusta_
EDIÇÃO:
Alexandre Ziolkowski
• Instagram: @thealexandrez
FOTOGRAFIA:
Caroline Oliveira
• Instagram: @carolineoliveirafotos


Comente!