fbpx
24 de novembro de 2024

A TERRA PODE AJUDAR A FORMAR ÁGUA NA LUA

A PESAGEM OFICIAL!!! https://www.youtube.com/watch?v=mSAOu3J2eII&t=243s VOTE NO SPACE TODAY NO PRÊMIO IBEST: https://app.premioibest.com/votacao/cultura-curiosidades ECLIPSE ANULAR DO SOL!!! https://spacetoday.com.br/eclipse23/ Um estudo recente publicado na Nature Astronomy examina como os processos dentro do campo magnético da Terra podem estar contribuindo para a formação…

A PESAGEM OFICIAL!!!

https://www.youtube.com/watch?v=mSAOu3J2eII&t=243s

VOTE NO SPACE TODAY NO PRÊMIO IBEST:

https://app.premioibest.com/votacao/cultura-curiosidades

ECLIPSE ANULAR DO SOL!!!

https://spacetoday.com.br/eclipse23/

Um estudo recente publicado na Nature Astronomy examina como os processos dentro do campo magnético da Terra podem estar contribuindo para a formação de água na superfície da Lua. Este estudo foi liderado pela Universidade do Havaí (UH) e surge durante um interesse crescente em encontrar gelo de água na superfície lunar, que foi previamente confirmado existir dentro das regiões permanentemente sombreadas (PSRs) do norte e sul lunares. pólos devido à pequena inclinação axial da Lua de apenas 1,5 graus em comparação com os 23,5 graus da Terra. Além disso, uma melhor compreensão do conteúdo de água na superfície lunar também poderia ajudar os cientistas a obter melhores insights sobre a formação e evolução da Lua, que atualmente se supõe que tenha se formado.de um objeto do tamanho de Marte que colidiu com a Terra há aproximadamente 4,5 bilhões de anos, ou aproximadamente 100 milhões de anos após a formação da Terra.

Para este estudo, o Dr. Li e sua equipe analisaram dados de satélite obtidos entre 2008 e 2009 do Moon Mineralogy Mapper da NASA.(também chamado M3), que estava a bordo da espaçonave Chandrayaan-1 da Organização Indiana de Pesquisa Espacial. Com isso, eles descobriram grandes quantidades de água na superfície lunar no lado mais próximo da Lua, ocorrendo em vários momentos à medida que a Lua passa pela cauda magnética da Terra. A razão para a abundância de água superficial lunar, apesar da Lua não ser bombardeada pelo vento solar durante sua passagem pela cauda magnética, foi devido aos elétrons de alta energia que emanam da camada de plasma do campo magnético. A equipe notou que a quantidade de água aumenta nas latitudes médias da Lua à medida que entra e sai da cauda magnética, mas não muda enquanto a Lua atravessa o centro da cauda magnética. É importante notar que a Lua sempre tem um lado voltado para a Terra devido ao fato de estar travada de forma maré com nosso planeta.

Fontes:

https://www.universetoday.com/163359/did-the-moons-water-come-from-earth/

https://www.nature.com/articles/s41550-023-02081-y

#MOON #WATER #EARTH

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo