PARTICIPE DA JORNADA PYTHON NA HASHTAG TREINAMENTOS ENTRE 25 E 28 DE SETEMBRO DE 2023, LINK PARA SE INSCREVER, É GRÁTIS E NÃO PRECISA DE PRÉ-REQUISITO!!! CORRE PARA APRENDER PYTHON!!!
https://lp.hashtagtreinamentos.com/inscricao-intensivao-de-python-pat?af=spacetoday
Os astrônomos estudaram novamente um sistema estelar único HIP 81208, capturado pelo Very Large Telescope ( VLT ) do ESO no Chile. Os astrônomos pensavam que HIP 81208 era um sistema que consistia em uma estrela central massiva (A, o ponto brilhante central), uma anã marrom (B) circulando em torno dela e uma estrela de baixa massa (C) orbitando mais longe. No entanto, um novo estudo revelou uma joia escondida nunca antes vista: um objeto (Cb), aproximadamente 15 vezes mais massivo que Júpiter, orbitando em torno da menor das duas estrelas (C).
A descoberta de Cb significa que HIP 81208 é um sistema singularmente intrigante com duas estrelas e dois corpos menores orbitando cada uma delas –– em outras palavras, um sistema quádruplo hierárquico. A massa do objeto Cb recém-descoberto coloca-o mesmo na fronteira entre os planetas e as anãs castanhas –– estrelas falhadas que não são massivas e quentes o suficiente para fundir hidrogénio em hélio.
O gigante oculto Cb foi avistado quando uma equipa de astrónomos, liderada por A. Chomez do Observatório de Paris, reanalisou dados de arquivo do instrumento Spectro-Polarimetric High-contrast Exoplanet REsearch ( SPHERE ) instalado no VLT. Enquanto muitos outros instrumentos utilizam métodos indiretos para caçar mundos distantes , o SPHERE utiliza uma técnica conhecida como imagem direta: o que vemos aqui é uma imagem real do sistema. Na verdade, este é o primeiro sistema quádruplo hierárquico a ser encontrado usando imagens diretas, o que será inestimável para a compreensão de como sistemas complexos como este se formam e evoluem.
FONTE:
https://www.eso.org/public/images/potw2338a/
https://www.aanda.org/articles/aa/pdf/2023/08/aa47044-23.pdf
#EXOPLANETS #STAR #UNIVERSE