BAIXE O NOVO SPACE TODAY+ NO SEU CELULAR E FIQUE CONECTADO COM O UNIVERSO! É GRÁTIS! https://www.spacetodayplus.com.br
OUÇA O PODCAST HORIZONTE DE EVENTOS:
https://www.spreaker.com/episode/52441779
Um novo estudo discute a possibilidade da existência de picos de densidade de matéria escura ao redor dos buracos negros. Os autores relatam a descoberta de um pico de densidade de matéria escura em torno de dois buracos negros de massa estelar próximos, A0620-00 e XTE J1118 +480. O atrito dinâmico entre a matéria escura e as estrelas companheiras pode explicar os decaimentos orbitais anormalmente rápidos nos dois binários. O índice de pico calculado para A0620-00 e XTE J1118 +480 é g = -+ 1,71 0,02 0,01 e g = -+ 1,85 0,04 0,04 0,04, respectivamente, que estão próximos ao regime inferior previsto pelo modelo de aquecimento estelar. Isso pode fornecer possíveis evidências indiretas da existência de picos de densidade de matéria escura em torno de buracos negros de massa estelar. Os autores sugerem que analisar dados observacionais de binários de raios-X de buracos negros próximos seria uma nova forma de revelar a natureza da matéria escura.
O estudo usa modelos e cálculos teóricos para prever a existência de picos de densidade de matéria escura ao redor dos buracos negros. Os autores também analisam dados observacionais de binários de raios-X de buracos negros próximos para fornecer evidências da existência de picos de densidade de matéria escura. Eles usam o atrito dinâmico entre a matéria escura e as estrelas companheiras para explicar os decaimentos orbitais anormalmente rápidos nos dois binários. Os autores também calculam o índice de pico dos dois buracos negros usando os parâmetros observados.
As principais conclusões do estudo são que podem existir picos de densidade de matéria escura ao redor dos buracos negros, e que a análise de dados observacionais de binários de raios-X de buracos negros próximos pode fornecer uma nova maneira de revelar a natureza da matéria escura. Os autores também sugerem que suas descobertas são consistentes com as previsões teóricas e destacam a importância de investigar mais a presença de picos de densidade de matéria escura.
FONTE:
https://iopscience.iop.org/article/10.3847/2041-8213/acaafa/pdf
#DARKMATTER #BLACKHOLE #UNIVERSE