fbpx
24 de novembro de 2024

BURACO NEGRO ATIRA EM DIREÇÃO A TERRA #SHORTS

Uma equipe de astrônomos internacionais descobriu uma galáxia que mudou de classificação devido a uma atividade única em seu núcleo. A galáxia, chamada PBC J2333.9-2343, foi anteriormente classificada como uma rádio galáxia, mas a nova pesquisa revelou o contrário. O…

Uma equipe de astrônomos internacionais descobriu uma galáxia que mudou de classificação devido a uma atividade única em seu núcleo. A galáxia, chamada PBC J2333.9-2343, foi anteriormente classificada como uma rádio galáxia, mas a nova pesquisa revelou o contrário. O trabalho foi publicado no Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.

A PBC J2333.9-2343, localizada a 656 844 372 anos-luz de distância, agora foi classificada como uma rádio-galáxia gigante com 4 milhões de anos-luz de diâmetro e por acaso possui um blazar em seu núcleo; um blazar é um núcleo galáctico ativo (AGN) com um jato relativístico (um jato viajando próximo à velocidade da luz) direcionado a um observador. Blazares são objetos de energia muito alta e são considerados um dos fenômenos mais poderosos do Universo. A pesquisa revelou que no PBC J2333.9-2343, o jato mudou sua direção drasticamente em um ângulo de até 90 graus, passando de estar no plano do céu, perpendicular à nossa linha de visão, para apontar diretamente para nós .

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo