fbpx
25 de novembro de 2024

NASA DESCOBRE UM “URSO” EM MARTE

ASSINE JÁ O SPACE TODAY PLUS E TENHA ACESSO A CENTENAS DE CONTEÚDOS INÉDITOS E EM PORTUGUÊS SOBRE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA POR APENAS R$29,90 POR MÊS!!! https://quero.plus OUÇA O PODCAST HORIZONTE DE EVENTOS: https://www.spreaker.com/show/horizonte-de-eventos A pareidolia facial é a tendência…

ASSINE JÁ O SPACE TODAY PLUS E TENHA ACESSO A CENTENAS DE CONTEÚDOS INÉDITOS E EM PORTUGUÊS SOBRE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA POR APENAS R$29,90 POR MÊS!!!

https://quero.plus

OUÇA O PODCAST HORIZONTE DE EVENTOS:

https://www.spreaker.com/show/horizonte-de-eventos

A pareidolia facial é a tendência ou ilusão humana de ver estruturas faciais em objetos do cotidiano – como ver o “homem na lua” ou o rosto de Jesus em uma torrada. Mas aqui está uma cratera recém-descoberta em Marte que pode ser um caso de ‘adolia de urso’.

Não há como negar, a cratera parece o rosto de um urso. Vimos algumas crateras malucas em Marte ao longo dos anos da câmera High Resolution Imaging Science Experiment da Mars Reconnaissance Orbiter (HiRISE) – como o famoso rosto sorridente ou um elefante e um pássaro. Mas o que poderia criar a estranha característica no meio da cratera que tem a forma de um focinho de urso?

“Há uma colina com uma estrutura de colapso em forma de V (o nariz), duas crateras (os olhos) e um padrão de fratura circular (a cabeça)”, disse o investigador principal da HiRISE, Alfred McEwen. “O padrão de fratura circular pode ser devido ao assentamento de um depósito sobre uma cratera de impacto enterrada. Talvez o nariz seja uma abertura vulcânica ou de lama e o depósito possa ser lava ou fluxos de lama? Talvez apenas sorria e aguente.

Acho que só precisaremos ir a Marte um dia e explorar esta cratera para descobrir exatamente o que faz esta cratera parecer um urso. Tenho certeza de que usaremos os mapas criados a partir dos dados do HiRISE para nos orientar . Sem tal mapa seria impossível, e nós mal começaríamos tal aventura, e o resto da viagem seria insuportável .

FONTE:

https://www.uahirise.org/hipod/ESP_076769_1380

#MARS #LIFE #UNIVERSE

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo