Enquanto a espaçonave continua a retornar dados científicos e a operar normalmente, a equipe da missão está procurando a fonte de um problema de dados do sistema.
A equipe de engenharia da espaçonave Voyager 1 da NASA está tentando resolver um mistério: o explorador interestelar está operando normalmente, recebendo e executando comandos da Terra, além de coletar e retornar dados científicos. Mas as leituras do sistema de articulação e controle de atitude da sonda (AACS) não refletem o que realmente está acontecendo a bordo.
O AACS controla a orientação da espaçonave de 45 anos. Entre outras tarefas, ele mantém a antena de alto ganho da Voyager 1 apontada precisamente para a Terra, permitindo enviar dados para casa. Todos os sinais sugerem que o AACS ainda está funcionando, mas os dados de telemetria que ele está retornando são inválidos. Por exemplo, os dados podem parecer gerados aleatoriamente ou não refletem nenhum estado possível em que o AACS possa estar.
O problema não desencadeou nenhum sistema de proteção contra falhas a bordo, projetado para colocar a espaçonave em “modo de segurança” – um estado em que apenas operações essenciais são realizadas, dando aos engenheiros tempo para diagnosticar um problema. O sinal da Voyager 1 também não enfraqueceu, o que sugere que a antena de alto ganho permanece em sua orientação prescrita com a Terra.
#VOYAGER1 #AACS #MYSTERIOUSDATA