fbpx
26 de novembro de 2024

PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA CULTIVAMOS PLANTAS EM SOLO LUNAR!!!

CONTRIBUA NO CATARSE, PARA A CRIAÇÃO DO SPACE TODAY PLUS, A MAIOR PLATAFORMA DE CONTEÚDO ASTRONÔMICO DO MUNDO!!! https://www.catarse.me/spacetodayplus Quando o programa Artemis devolver humanos à Lua (espero) daqui a alguns anos, haverá uma logística considerável que precisa ser abordada…

CONTRIBUA NO CATARSE, PARA A CRIAÇÃO DO SPACE TODAY PLUS, A MAIOR PLATAFORMA DE CONTEÚDO ASTRONÔMICO DO MUNDO!!!

https://www.catarse.me/spacetodayplus

Quando o programa Artemis devolver humanos à Lua (espero) daqui a alguns anos, haverá uma logística considerável que precisa ser abordada para manter vivos seres tão frágeis em um ambiente tão hostil.

Não menos importante é a questão da alimentação. As agências espaciais envolvidas na Estação Espacial Internacional já têm muita experiência em fornecer provisões pré-embaladas, mas há vantagens em ter acesso a alimentos frescos, inclusive para a saúde física e mental.

Se o solo lunar se mostrasse um meio propício para o cultivo de novas colheitas, isso seria incrível. Assim, uma equipe de cientistas usou alguns gramas preciosos de amostras lunares reais coletadas durante as missões Apollo para tentar cultivar plantas – especificamente, agrião thale, ou Arabidopsis thaliana .

“Para futuras missões espaciais mais longas, podemos usar a Lua como um hub ou plataforma de lançamento. Faz sentido que queiramos usar o solo que já está lá para cultivar plantas”, diz o cientista de horticultura Rob Ferl , da Universidade da Flórida.

“Então, o que acontece quando você cultiva plantas em solo lunar, algo que está totalmente fora da experiência evolutiva de uma planta? O que as plantas fariam em uma estufa lunar? Poderíamos ter agricultores lunares?”

Bem, spoiler: a sujeira lunar, também conhecida como regolito lunar, não é muito boa para o cultivo de plantas. Mas esta pesquisa é apenas um primeiro passo para um dia cultivar plantas na Lua em um futuro emocionante de ficção científica.

A quantidade atual de material de amostra lunar aqui na Terra é bastante pequena e, portanto, valiosa e altamente valorizada.

Ferl e seus colegas, a cientista horticultora Anna-Lisa Paul da Universidade da Flórida e o geólogo Stephen Elardo, receberam um empréstimo de apenas 12 gramas do precioso material, após três pedidos feitos ao longo de 11 anos.

Ainda não chegamos lá, no entanto. Mais pesquisas para caracterizar e otimizar o solo lunar para o crescimento das plantas precisarão ocorrer antes que possamos considerar o uso da terra lunar para cultivar. Mas agora os cientistas pelo menos têm uma compreensão mais clara do que estão trabalhando e quais devem ser os próximos passos.

“Queríamos fazer esse experimento porque, durante anos, estávamos fazendo esta pergunta: as plantas cresceriam em solo lunar”, disse Ferl . “A resposta, ao que parece, é sim.”

FONTES:

https://www.sciencealert.com/for-the-first-time-scientists-have-grown-plants-in-moon-dirt-it-didn-t-go-great

https://www.nature.com/articles/s42003-022-03334-8.pdf

#ARTEMIS #LUNARSOIL #PLANTS

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo