O helicóptero Ingenuity da NASA já ultrapassou suas expectativas em voar no Planeta Vermelho por um fator de 4.
O Ingenuity de 1,8 kg pousou no assoalho da Cratera Jezero em Marte junto com o rover Perseverance da NASA, em 18 de fevereiro de 2021. No dia 19 de abril de 2021, o helicóptero Ingenuity fez o seu primeiro voo em Marte. Seriam somente 5 voos para demonstrar que sim, era possível voar na tênue atmosfera de Marte. Todos esses 5 voos foram realizados com sucesso e então a missão de uma Demonstração de Tecnologia, para uma missão de Demonstração Operacional, ou seja, o Ingenuity começou a fazer uma série de voos com o intuito de ajudar de forma direta na missão do Perseverance.
Na sexta-feira, dia 25 de fevereiro de 2022, pouco mais de um ano depois de pousar em Marte e menos de um ano depois de ter começado a voar, o helicóptero Ingenuity realizou o seu vigésimo voo em Marte.
O voo número 20 foi um sucesso. Foram 130.3 segundos de voo, onde o Ingenuity percorreu 391 metros a uma velocidade de 4.4 metros por segundo, e pousou perto do local de pouso original do rover Perseverance em Marte.
Tanto o Ingenuity como o Perseverance passaram esse primeiro ano terrestre de trabalho em Marte explorando os locais ao sul e a oeste da zona de pouso, a zona de pouso foi batizada pelos membros da missão de Octavia E. Butler. Agora, a dupla de exploradores marcianos está voltando para o local de pouso, para dar início a uma exploração mais emocionante e cheia de surpresas. A Cratera Jezero tem 45 km de diâmetro e abrigava no passado um lado e um delta. Aqui na Terra, nós sabemos que os deltas dos rios são ótimos locais para preservar material orgânico, que podem conter carbono e até mesmo sinais de vida. A equipe do Perseverance está ansiosa para alcançar e explorar esse antigo delta e pretende fazer isso nos próximos meses.
O delta da Cratera Jezero é a razão dos pesquisadores terem escolhido ali como o local de pouso da missão, e eles pretendem que o rover Perseverance chegue ali antes da metade do ano de 2022.
Quando o rover chegar lá, o que estaremos vendo na nossa frente é uma formação que esteve no fundo de um lago, que é o que era a Cratera Jezero a cerca de 3 bilhões de anos atrás, e se a vida existiu em Marte em algum momento, ela pode ter sido preservada no fundo desse lado e no delta. A ideia da equipe do Perseverance é passar o próximo ano viajando pelos antigos depósitos do lago e pelos antigos depósitos fluviais que estão dentro do delta da Jezero.
O helicóptero Ingenuity da NASA está ajudando o rover a chegar nessa nova posição, o helicóptero consegue capturar imagens aéreas que permitem com que os membros da equipe aqui na Terra, que pilotam o Perseverance possam escolher a rota mais segura e eficiente para chegar até o delta da Jezero.
Fonte:
https://www.space.com/nasa-ingenuity-mars-helicopter-20th-flight