fbpx

Cruzeiro do Sul Brilha Imponente Sobre o Telescópio NTT do ESO

New Technology Telescope (NTT) “sobe até ao céu”, bloqueando parte do salpicado de estrelas nesta Foto da Semana do ESO.

Instalado no Observatório de La Silla do ESO no deserto chileno do Atacama, o NTT foi inaugurado em 1989. Foi o primeiro telescópio a ter um espelho principal controlado por computador. O espelho de 3,58 metros é muito flexível e a sua forma pode ser modificada de forma contínua, permitindo aos astrônomos neutralizar deformações devidas a influências externas tais como vento, temperatura e stress mecânico das observações, de modo a podermos observar os objetos celestes tão claramente quanto possível.

Complementando a tecnologia inovadora do NTT, temos o design inovador do seu edifício protetor. A sua cúpula octogonal é relativamente pequena e inclui uma série de aberturas que ventilam a estrutura com uma turbulência reduzida, permitindo que o ar corra suavemente ao longo do espelho. As paredes da cúpula podem abrir-se completamente — contrariamente às cúpulas mais convencionais onde apenas se abre o telhado — revelando grandes extensões do céu austral.

Esta imagem foi capturada pelo Embaixador Fotográfico do ESO Babak Tafreshi.

Crédito:

ESO/B. Tafreshi (twanight.org)

Fonte:

http://www.eso.org/public/brazil/images/potw1738a/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo