fbpx
21 de novembro de 2024

Depois do Farol, Edificações Em Marte nas Imagens do Curiosity, e Disco Voador no Planetário de Brasília – Onde Tudo Isso Vai Parar? (Indignação)

destaque_indignacao

observatory_150105Por muitos anos, eu era uma pessoa, digamos que, revoltada com muitas coisas, entre elas o fato de informações serem passadas de maneira totalmente errada para o grande público. Penso o seguinte, se você vai compartilhar uma informação, escrever um texto, publicar algo, no mínimo tem que ser algo coerente. Essa minha revolta ficou guardada por anos, mas agora, nesses últimos dias ela tem aflorado novamente. A oposição de Marte está tirando os astrônomos do sério, com a quantidade de informação errada sobre o fenômeno, mas isso será discutido depois.

Imagem original do Curiosity, mostrando na parte superior esquerda da imagem, um pequeno branco. Raio cósmico, Dust Devils, ou falha na imagem?
Imagem original do Curiosity, mostrando na parte superior esquerda da imagem, um pequeno branco. Raio cósmico, Dust Devils, ou falha na imagem?

Não bastasse toda a informação errada que vem sendo divulgada, existem determinados sites na internet, principalmente o UFO Sightings Daily (USD) que parece estar aproveitando que Marte está em evidência e divulgando coisas absurdas. Vamos esclarecer algumas coisas primeiro. Eu acredito que não estamos sozinhos no universo, certamente nessa imensidão do cosmos, pensarmos que somos os únicos seres vivos é muito egoísmo de nossa parte. Porém, daí a achar que qualquer ponto luminoso em Marte é um extraterrestre, que qualquer sombra na superfície do Planeta Vermelho é gerada por edificações é demais. Quando são divulgadas imagens de luzes no céu não entro no mérito da discussão, mas nesses últimos dias tenho que destacar duas notícias publicadas.

Imagem anotada do site UFO Sightings Daily ampliando o suposto raio de luz luminoso artificial.
Imagem anotada do site UFO Sightings Daily ampliando o suposto raio de luz luminoso artificial.

A primeira, todos devem saber, é com relação ao ponto branco descoberto em uma das imagens feitas pelo rover Curiosity na superfície de Marte. O USD, no seu post de 7 de Abril de 2014, afirma com toda a certeza que a luz é artificial, gerada por alguma forma de vida inteligente localizada abaixo do solo. Eles garantem que não é problema na imagem e nem o brilho do Sol. A primeira pergunta que temos que nos fazer é a seguinte, será que se você estivesse com uma lanterna em Marte, e acendesse ela na direção do Curiosity, a luz seria mesmo vista na cor branca? Por que não em outra cor, já que a composição da atmosfera marciana, por onde a luz viajaria é tão diferente da composição do ar na Terra? Outro ponto importante para discutir é, por que esse feixe branco só aparece na imagem de uma das câmeras de navegação e não nas duas? São hipóteses que precisam ser levantadas. Mas o que seria esse feixe então? Existem algumas sugestões, a primeira é mesmo a falha na imagem, muitas imagens de Marte chegam com falhas. Outra sugestão é que isso possa ser o efeito de um raio cósmico que atingiu o rover no momento da imagem causando esse brilho anômalo. Além disso, pode sim ser um redemoinho distante, que em Marte é chamado de Dust Devils, que levantou a poeira do solo marciano e que com o ângulo em relação ao Sol e em relação rover criou esse efeito. A NASA ainda está estudando o tema.

Imagem original do Curiosity feita do solo marciano. No canto superior esquerdo é possível ver as possíveis edificações do planeta Marte.
Imagem original do Curiosity feita do solo marciano. No canto superior esquerdo é possível ver as possíveis edificações do planeta Marte.

Mas você achou isso terrível? Se prepare para esse outro exemplo. No mesmo site, num post de 10 de Abril de 2014 (ou seja, fresquinho), é afirmado que em uma imagem feita pelo Curiosity de uma colina do Planeta Vermelho, o que se vê ao fundo são na verdade edificações construídas por algum tipo de civilização alienígena. Que essas edificações são constituídas de paredes brancas e brilhantes localizadas no topo de uma colina no interior da Cratera Gale. Mas o pior é a conclusão, eles terminam o post com a seguinte indagação, será que a NASA está tentando mover o rover para longe desses obstáculos para evitar que o público aprenda sobre a vida em Marte? Minha análise começa do fim para o início. Em primeiro lugar, a NASA é a instituição mais interessada na descoberta de alguma forma de vida em Marte. Uma descoberta desse nível garantiria vida eterna para a agência, além de provar para o mundo todo que eles estavam sempre certos em investir no espaço. Com uma descoberta dessa a NASA garantiria verba para todos os projetos, a opinião pública ficaria do lado dela e ela conseguiria desviar o foco de seus problemas reais para uma descoberta dessas. Agora falando da imagem propriamente dita, a imagem claramente mostra uma perda de resolução nas bordas, principalmente quando as saliências estão distantes. Não bastasse isso, sabe-se que todo o interior da Cratera Gale é completamente acidentado, existem colinas, cadeias de montanhas, campos de lava, etc. Observando a imagem é possível ver que as supostas edificações se parecem e muito com um conjunto de colinas próximo. Logicamente, queridos leitores que isso não se trata de uma edificação em Marte, isso seria algo impossível, e além do mais, a Cratera Gale foi fotografada em altíssima resolução desde a órbita de Marte, para se poder traçar a trajetória do rover Curiosity, se algo existisse ali, eles teriam vistos e essas imagens com certeza já teriam vazado.

edificacoes_anoata
Imagem do site UFO Sightings Daily anotada mostrando a localização das possíveis edificações em Marte.

 Acho que era isso que eu tinha para falar com vocês. Realmente ao ver esse tipo de divulgação fico completamente indignado. Estou há anos tentando divulgar de maneira séria a astronomia, tentando despertar a visão crítica dos leitores e o pensamento coerente, e com um simples post, acessado por milhões de leitores (sim, esse é o público deles 13 milhões), um trabalho de anos pode ser facilmente jogado fora. O link para os dois posts estão aqui: http://www.ufosightingsdaily.com/2014/04/buildings-on-mars-seen-in-rover-nasa.html, http://www.ufosightingsdaily.com/2014/04/mysterous-light-beams-from-mars-surface.html. O que vocês acham de tudo isso, deixem nos comentários.

Pensei que tinha acabado o post, mas não, fui dar uma olhada em outros links, sim eu estou dando views para esses caras, e descobri outro absurdo, esse link aqui: http://www.ufosightingsdaily.com/2014/03/giant-ufo-near-earth-in-photo-released.html, basicamente o que é dito é que no Planetário de Brasília apareceu uma nave extraterrestre gigantesca durante a apresentação de uma seção para o público. O pior de tudo, mais uma vez, é que eles fazem uma interpretação totalmente tendenciosa, estimam até o tamanho da nave. Bem, o nosso amigo Adriano Leonês trabalha hoje nesse planetário e nos falou via facebook, que isso nada mais é que uma foto do filme Origens da Vida que estava sendo exibida no planetário. A imagem está abaixo para vocês apreciarem.

planetario_ufo

Agora sim, acabo esse post de desabafo. Peço desculpa a todos, mas tem hora que não dá para aguentar.

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo