fbpx
25 de novembro de 2024

A Galáxia do Cata-Vento

The-Pinwheel-Galaxy


observatory_15038Essa é a icônica Galáxia do Cata-Vento, ou Galáxia Pinwheel, uma feição marcante na constelação de Ursa Maior. Também conhecida como Messier 101, ou M101, essa galáxia localiza-se a cerca de 21 milhões de anos-luz de distância da Terra e estima-se contenha cerca de um trilhão de estrelas (ou aproximadamente quatro vezes mais estrelas que a Via Láctea).

Essa imagem é particularmente especial, pois esse é um dos maiores retratos já feitos da Galáxia do Cata-Vento, mostrando seu impressionante tamanho em escala apropriada. Para ver a imagem em resolução e tamanho completo, que também representa uma das imagens mais detalhadas já feitas pelo Hubble de outra galáxia, clique aqui: http://hubblesite.org/newscenter/archive/releases/2006/10/image/a/.

Uma das feições mais interessantes dessa galáxia gigantesca é a sua assimetria. Os astrônomos acreditam que essa assimetria existe pois a M101 recentemente colidiu com uma galáxia menor. Além disso, as forças de marés dessa colisão também ajudaram a disparar uma nova série de formação de estrelas na galáxia. Cerca de 3000 desses locais podem ser identificados a partir do nosso ponto de vista com relação ao Cata-Vento.

Fonte:

http://www.fromquarkstoquasars.com/astronomy-photo-of-the-day-033014-the-pinwheel-galaxy/


alma_modificado_rodape38

 

 

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo