No sábado, dia 27 de Julho de 2013, a nave de carga Progress 52 da Agência Espacial Russa foi enviada e se acoplou à ISS (https://spacetoday.com.br/imagens/nave-russa-progress-52-chega-a-iss-com-suprimentos-e-kit-de-reparo-para-o-traje-espacial/). A nave Progress 52 levou comida, combustível e um kit de reparo para ser utilizado no traje espacial que apresentou problemas na última caminhada espacial. Pouco antes de se acoplar com a ISS, Monika Landy-Gyebnar pôde ver e registrar as duas naves voando sobre sua casa em Veszprem, na Hungria.
“A ISS apareceu no céu NW, brilhando intensamente”, disse Landy-Gyebnar. “Aproximadamente 10 segundos depois eu pude notar um ponto bem apaado de luz, seguindo-a – a Progress!”
“No meio de sua rota através do céu, a nave Progress produziu um brilho bem intenso, até mesmo mais brilhante que a ISS”, continuou ela. “Foi curto, mas espetacular. No seu máximo esse brilho intenso deve ter atingido uma magnitude astronômica de -5 enquanto que a magnitude da ISS era de -2.5. Outros observadores na Hungria também viram”. O brilho foi causado peal luz do Sol iluminando a superfície plana da nave.
“À medida que as naves voavam em direção a NE, a Progress tornou-se menos brilhante e logo se apagou no fundo do céu”, concluiu ela. “A ISS permaneceu brilhando até se pôr no horizonte. Então eu recolhi meu material e fui para casa assistir o acoplamento pela NASA TV”.
Fonte:
http://spaceweather.com/gallery/indiv_upload.php?upload_id=84845