O Platô Colorado se espalha pelo norte do Arizona, sul de Utah, noroeste do Nove México e sudoeste do Colorado. Essa província fisiográfica é bem conhecida por sua paisagem exuberante e pelas vastas vistas – uma impressão que é realçada pela visão da perspectiva orbital da Estação Espacial Internacional, a ISS. Essa foto acima, feita por um astronauta destaca parte da região da fronteira entre Utah e Arizona do Platô, e inclui algumas paisagens proeminentes.
O Rio Colorado, represado para formar o Lago Powell em 1963, cruza a região de leste para oeste, que na foto acima é da esquerda para a direita, pelo fato do astronauta estar olhando para o sul, o norte está para baixo na imagem. A confluência dos Rios Colorado e San Juan também é visível na imagem acima. A luz do Sol, luz do Sol refletida na superfície da água volta em direção ao observador, fornecendo assim uma imagem prateada e espelhada de algumas áreas da superfície de água.
O soerguimento geológico do Platô Colorado levou ao rápido recorte dos rios no embasamento sedimentar plano, gerando assim paisagens erosionais espetaculares. Uma dessas feições, O Rincon, preserva evidências de uma antiga curva realizada por um meandro do Rio Colorado.
Fonte:
http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_2476.html