Nessa imagem registrada pela sonda Cassini da NASA em seu sobrevoo próximo à lua de Saturno Mimas, a grande Cratera Herschel domina a cena, fazendo com que a lua tem uma aparência semelhante à da estrela da morte do filme Guerra nas Estrelas.
A Cratera Herschel tem 130 km de diâmetro, e cobre boa parte da porção direita da imagem. Os cientistas continuam a estudar essa bacia de impacto e o terreno ao redor.
A Cassini passou a 9500 km de Mimas em 13 de Fevereiro de 2010. Esse mosaico foi criado a partir de seis imagens feitas nesse dia usando a luz visível com a câmera de ângulo restrito da Cassini. As imagens foram reprojetadas para uma projeção de mapa ortográfica. Essa imagem foi feita com a câmera apontada para a área entre a região que vai na frente durante a órbita de Mimas ao redor de Saturno e a região da lua apontada para o lado oposto ao do planeta Saturno. Mimas tem 396 km de diâmetro. Essa imagem está centrada no terreno de Mimas na posição 11 graus de latitude sul e 158 graus de longitude oeste. O norte está para cima nessa imagem. Essa imagem foi obtida com o conjunto, Sol-Mimas-Cassini em fase com ângulo de 17 graus. A escala da imagem é de 240 metros por pixel.
Fonte:
http://www.wired.com/wiredscience/2013/01/space-photo-of-the-day-2/?pid=6242