fbpx

Jipe Robô Curiosity da NASA Usa Pela Primeira Vez Sua Câmera à Noite

curiosity_camera_noite_01

observatory_150105O jipe robô Curiosity da NASA fez pela primeira vez o uso da sua câmera localizada no braço robô para fazer imagens a noite, iluminadas pela luz branca e ultravioleta do instrumento.

Os cientistas usaram o instrumento Mars Hand Lens Imager (MAHLI) do jipe robô para uma imagem detalhada da rocha alvo chamada de Sayunei, numa área onde a roda frontal esquerda do jipe escovou a rocha para permitir a análise de materiais frescos livres de poeira. O local é perto de onde a equipe do jipe robô planeja usar pela primeira vez a furadeira do Curiosity em uma rocha nas próximas semanas. As imagens da rocha Sayunei e do alvo de calibração do MAHLI foram feitas no dia 22 de Janeiro de 2013 e recebidas na Terra no dia 23 de Janeiro de 2013.

curiosity_camera_noite_02

O instrumento MAHLI, uma câmera colorida de foco automático tem sau própria LED para iluminar as fontes. As imagens feitas com a iluminação do LED branco e com a iluminação do LED ultravioleta estão disponíveis online, nos seguintes endereços: http://www.jpl.nasa.gov/spaceimages/details.php?id=PIA16711 e http://www.jpl.nasa.gov/spaceimages/details.php?id=PIA16712 .

“A proposta de se adquirir imagens sob a iluminação ultravioleta é buscar por minerais fluorescentes”, disse o principal pesquisador do MAHLI Ken Edgett do Malin Sapace Science Systems em Sand Diego. “Esses dados acabaram de chegar. A equipe de ciência ainda está acessando as informações. Se algo aparecer verde, amarelo, laranja ou vermelho sob a iluminação ultravioleta, é um forte indicativo da presença de materiais fluorescentes.

curiosity_camera_noite_03

O projeto Mars Science Laboratory da NASA está usando o jipe robô Curiosity para investigar se a área em estudo dentro da Cratera Gale, ofereceu em algum momento da história marciana as condições favoráveis para o desenvolvimento da vida microbiana. O JPL, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia em Pasadena, gerencia a missão Mars Science Laboratory para o Science Mission Directorate da NASA em Washington. Para mais informações sobre a missão visite: http://www.jpl.nasa.gov/msl , http://www.nasa.gov/msl e http://mars.jpl.nasa.gov/msl.

Você pode seguir a missão pelo Facebook e pelo Twitter nos endereços: http://www.facebook.com/marscuriosity e http://www.twitter.com/marscuriosity

curiosity_camera_noite_04

Fonte:

http://www.jpl.nasa.gov/news/news.php?release=2013-032

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo