O Cosmonauta e Comandante da Soyuz da Expedição 34/35 Roman Romanenko, o Engenheiro de Voo Tom Marshburn, da NASA e o Engenheiro de Voo Chris Hadfield da Agência Espacial Canadense acoplaram a sua nave Soyuz TMA-07M à Estação Espacial Internacional, a ISS, às 14:09 UTC, ou seja, 12:09, hora de Brasília do dia 21 de Dezembro de 2012, ao módulo Rassvet, no segmento russo da ISS. Esses três astronautas começaram uma missão que irá durar cinco meses a bordo do laboratório espacial. Hadfield, disse: “Depois de muitas coincidências e de trabalho duro eu finalmente vou ser uma dessas pessoas que terá o privilégio de passar um período fora do planeta Terra. Eu estava esperando muito por isso”.
As escotilhas estavam programadas para serem abertas às 16:15 UTC, (14:15, hora de Brasília), depois dos rotineiros procedimentos de checagem e de segurança. A nova tripulação foi saudada pelo Comandante da Expedição 34, Kevin Ford e pelos cosmonautas russos Evgeny Tarelkin e Oleg Novitskiy que estão a bordo da ISS desde 23 de Outubro de 2012.
A NASA disse que a tripulação começará com uma programação de atividades mais leve e depois fará uma pausa para o Natal, para o ano novo e para o feriado de natal russo em 6 de Janeiro de 2013. Mas depois disso o trabalho será duro como sempre no espaço, com a chegada da nave russa e da Agência Espacial Europeia de suprimentos e também com a acoplagem de duas naves de companhias comerciais, a SpaceX e a Orbital, que estão programadas para mandarem naves de carga para a ISS em Março e em Abril de 2013.
Ford, Novitskiy e Tarelkin estão programados para deixar a ISS no meio do mês de Março de 2012, e quando isso acontecer, Hadfield se tornará o comandante da Expedição 35, passando a ser o primeiro canadense a comandar a ISS.
Fonte:
http://www.universetoday.com/99117/new-crew-arrives-at-space-station-2/