fbpx
23 de novembro de 2024

Telescópio Espacial Hubble Registra Uma Bela e Colorida Galáxia Lenticular – A NGC 5010

O Telescópio Espacial Hubble das Agências Espaciais NASA e ESA registrou uma bela galáxia que com sua área central com tonalidades avermelhadas e amarela para mais com uma explosão feita num filme de Hollywood. A galáxia, conhecida como NGC 5010, está num período de transição. A idade está fazendo com que essa galáxia se transforme de uma galáxia espiral, como a Via Láctea para uma galáxia mais velha, de um tipo menos definido, conhecido como galáxia elíptica. Nessa fase de transição, os astrônomos se referem à NGC 5010 como uma galáxia lenticular, que possui feições tanto de uma galáxia espiral como de uma galáxia elíptica.

A NGC 5010 está localizada a aproximadamente 140 milhões de anos-luz de distância da Terra na direção da constelação de Virgo (A Virgem). A galáxia está orientada de lado com relação à Terra, permitindo assim que o Hubble possa espiar seu interior e mostrar as bandas escuras e empoeiradas, resquícios de seus braços espirais. A NGC 5010 tem notavelmente começado a desenvolver um grande bulbo em seu disco à medida que ela assume uma forma mais arredondada.

A maior parte das estrelas na NGC 5010 são vermelhas e velhas. A galáxia não possui mais as estrelas azuis de vida rápida comuns nas galáxias mais jovens e que ainda de forma ativa produzem novas populações estelares.

Boa parte do combustível gasoso e empoeirado necessário para criar novas estrelas já foi usado pela NGC 5010. Com o passar do tempo, a galáxia irá crescer de forma progressiva ficando cada vez mais vermelha e mais morta, chegando ao ponto de se tornar uma galáxia elíptica.

A imagem acima foi registrada pela Advanced Camera for Surveys do Hubble na luz infravermelha e violeta.

Fonte:

http://www.sciencedaily.com/releases/2012/11/121109190237.htm

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo