Essa imagem é uma composição de dados de raios-X obtidos pelo Chandra, mostrados em azul e verde e dados ópticos mostrados em vermelho da galáxia ativa, conhecida como NGC 1068, e mostra gás sendo soprado para longe em ventos de alta velocidade desde a vizinhança de um buraco negro supermassivo central. Regiões onde ocorrem intensa formação de estrelas nos braços espirais mais internos da galáxia são destacadas tanto nas emissões ópticas como na emissão de infravermelho.
A forma alongada da nuvem de gás, acredita-se seja causada devido ao efeito de afunilamento de um torus, ou uma nuvem na forma de rosquinha, de gás frio e poeira que circundam o buraco negro. O torus, que aparece como o ponto branco alongado tem uma massa de aproximadamente 5 milhões de vezes a massa do Sol e se estende dentro de poucos anos-luz do buraco negro, algo em torno de 300 anos-luz.
Acredita-se que os raios-X refletidos venham do disco escondido de gás quente formado à medida que a matéria começou a se movimentar em forma de redemoinho perto do buraco negro. O torus é uma das fontes de gás no vento de alta velocidade, mas o disco escondido também está envolvido nesse processo. O raio-X aquecendo o gás na galáxia contribui para reduzir a velocidade das partes externas do vento.
A composição do material no vento é grosseiramente similar àquela da atmosfera do Sol, exceto pelo déficit de átomos de oxigênio, e pelo fato da temperatura ser de aproximadamente 100000 graus Celsius. A velocidade média do gás é de 1 milhão de milhas por hora.
Fonte: