fbpx
26 de novembro de 2024

Arp 148: O Hubble Observa A Colisão Entre Duas Galáxias


Este par de galáxias interagindo está incluído no catálogo Arp de galáxias peculiares como o número 148. Arp 148 é o resultado impressionante de um encontro entre duas galáxias, resultando em uma galáxia em forma de anel e uma companheira de cauda longa. A colisão entre duas galáxias principais produziu um efeito de onda de choque que primeiro sugou a matéria para o centro e, em seguida, se propagou para fora em um anel. A companheira perpendicular alongada do anel sugere que o Arp 148 é uma imagem única de uma colisão em curso. Observações infravermelhas revelam uma região de forte obscurecimento que aparece como uma faixa escura de poeira por todo o núcleo quando o par é observado na luz óptica. O Arp 148 é apelidado de Objeto Mayall e está localizado na constelação de Ursa Major, Ursa Maior, a cerca de 500 milhões de anos-luz de distância da Terra.

Esta imagem é parte de uma grande coleção de 59 imagens de galáxias em fusão tomadas pelo Telescópio Espacial Hubble e lançada em abril 24, 2008, em comemoração do 18 º aniversário do observatório espacial.

Fonte:

http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_2085.html


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo