A sonda Cassini da NASA completou com sucesso seu segundo encontro mais próximo com a lua congelada Helene de Saturno, enviando para a Terra imagens brutas desse encontro. O encontro mais próximo aconteceu no dia 18 de Junho de 2011 quando a Cassini sobrevoou Helene a uma distância de 6968 km. Esse foi o segundo encontro mais próximo com a lua durante a missão da Cassini.
A Cassini passou do lado noturno de Helene para o seu lado iluminado pelo Sol. Ela também registrou imagens da face do satélite que é voltada para Saturno com a luz do Sol, uma região que só tinha sido iluminada pela luz do Sol refletida por Saturno no último encontro da Cassini com o satélite em Março de 2010. Esse sobrevoo permitirá aos cientistas terminarem de criar um mapa global de Helene, assim eles poderão melhor entender a história dos impactos que aconteceram no satélite e as feições parecidas com valas que foram imageadas nos sobrevoos anteriores.
O encontro mais próximo entre a Cassini e o satélite Helene aconteceu no dia 10 de Março de 2010 com a sonda passando a 1820 km da superfície da lua.
Fonte:
http://saturn.jpl.nasa.gov/news/cassinifeatures/feature20110620/