fbpx

300 MIL METEORITOS ESCONDIDOS NA ANTÁRTICA!!!

VENHA PARTICIPAR DA SEMANA O DESPERTAR DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: https://spacetoday.app/despertar Toda vez que um meteoro risca os céus, os astrônomos, geólogos e os caçadores de meteoritos ficam atentos e se perguntam, será que é possível encontrar algum pedaço dessa rocha…

VENHA PARTICIPAR DA SEMANA O DESPERTAR DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA:

https://spacetoday.app/despertar

Toda vez que um meteoro risca os céus, os astrônomos, geólogos e os caçadores de meteoritos ficam atentos e se perguntam, será que é possível encontrar algum pedaço dessa rocha espacial?

As rochas espaciais quando caem na Terra e são encontradas recebem o nome de meteoritos, ou, algo como a rocha do meteoro.

Mas não é tão fácil encontrar assim não, a rocha pode cair no oceano, no fundo de um lago, no meio de uma mata, e até mesmo numa cidade.

Porém, existe um lugar no planeta onde é mais fácil de encontrar os meteoritos, e esse lugar é a Antártica, um vasto deserto branco, que acumula meteoritos por milênios.

Na Antártica, algumas vezes o vento pode limpar a neve das rochas e elas ficam então totalmente expostas o que facilita muito a sua detecção.

Isso porque os meteoritos são normalmente rochas muito escuras que contrastam com o branco da neve do continente Antártico.

Mesmo assim procurar essas pequenas rochas na vastidão do continente não é algo fácil.

Mas aí existem os satélites com imagens dessa região e além disso, os pesquisadores descobriram algumas variáveis como a temperatura, o fluxo de gelo, a cobertura da superfície e a geometria seriam excelentes indicadores de onde encontrar os meteoritos.

E com isso foi possível construir um mapa com as áreas mais prováveis onde os meteoritos podem ser encontrados.

Para chegar nesse mapa, os pesquisadores usaram algoritmos de inteligência artificial e conseguiram assim construir os mapas de probabilidade que mostram as áreas com uma maior chhance de encontrar os meteoritos.

Com base nesse estudo, os pesquisadores estimam que existam mais de 300 mil meteoritos na Antártica esperando para serem descobertos.

Uma dessas áreas com maior probabilidade de se encontrar meteoritos são as chamadas áreas com com gelo azul.

A cor azul contrastante do gelo faz com que seja mais fácil coletar os meteoritos durante os trabalhos de campo.

Esse mapa pode facilitar e muito a busca e a detecção dos meteoritos na Antártica e com os meteoritos como já vimos aqui em vários vídeos se pode contar uma boa parte da história da formação e da evolução do nosso Sistema Solar.

Fonte:

https://www.universetoday.com/154425/simulation-predicts-where-to-find-300000-meteorites-hidden-in-antarctica/

https://wheretocatchafallingstar.science/

#METEORITES #ANTARCTIC #EARTH

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo