fbpx

O X Lunar

Na noite de 30 de Janeiro de 2012, o astrônomo amador aqui em questão estava fazendo imagens de Júpiter e depois então decidiu voltar seu telescópio para a Lua para uma rápida olhada e imediatamente notou o X Lunar a sua frente. A Lua estava na sua fase crescente, o que é considerado a melhor época para se observar o X Lunar. Essa é uma famosa feição óptica da Lua que se parece coma a letra X quando o terminador está na posição ótima. Esse é um excelente exemplo de como a combinação entre iluminação e a topografia da Lua podem produzir padrões que se repetem a cada ciclo lunar porém por um curto período. A ilusão da letra X é criada pela luz do Sol caindo nos anéis e cadeias entre as crateras La Caille, Blanchinus e Purbach. O X resultante é observado por aproximadamente quatro horas, mas somente antes da Lua atingir o quarto crescente.

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2012/04/lunar-x.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.