WISE Captura Rosa Cósmica

Uma nova imagem infravermelha feita pelo Wide-field Infrared Survey Explorer, ou WISE da NASA mostra um botão de rosas florindo com novas estrelas. As estrelas, chamadas de aglomerado Berkeley 59, são os pontos azuis no canto direito da imagem. Elas estão amadurecendo fora da nuvem dentro da qual foram formadas e possuem apenas alguns milhões de anos, e são consideradas estrelas jovens na escala de tempo cósmico.

O brilho vermelho em forma de botão de rosa que envolve as estrelas jovens e quentes é a poeira aquecida pelas estrelas. Uma nebulosidade verde envolve o aglomerado, mostrando as bordas de nuvem de poeira densa. Esse material verde é proveniente de hidrocarbonetos aromáticos policíclicos aquecidos, moléculas que podem ser encontradas na Terra nas churrasqueiras, nos exaustores ou em qualquer lugar onde ocorra combustão.

Fontes vermelhas dentro da nebulosa verde indica uma segunda geração de estrelas se formando na superfície da nuvem natal, possivelmente como conseqüência do aquecimento e compressão das estrelas jovens. Um remanescente de supernova nessa região, chamada de NGC7822, indica que uma estrela massiva já explodiu, soprando material para uma nuvem no “champagne flow” e deixando para trás um remanescente. Os pontos azuis espalhados no primeiro plano são as estrelas da Via Láctea.

Berkeley 59 e a NGC7822 estão localizados na constelação de Cepheus a uma distância de 3300 anos-luz da Terra.

Os códigos da luz infravermelha nesta imagem são os seguintes: azul 3.4 mícron light, ciano 4.6 micron light, verde 12 micron light e vermelho 22 micron light.

Fonte:

http://www.nasa.gov/mission_pages/WISE/multimedia/wise20100316.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.