Direto do Observatório Lunar Vaz Tolentino: O Mons Rümker

Mons RÜMKER – O maior domo vulcânico da LUA! (autor: Tolentino)

O maior domo vulcânico da Lua:

Mons Rümker

Coordenadas selenográficas: LAT: 40° 48? 00? N, LON: 58° 06? 00? W;

Período Geológico Lunar: Ímbrico: -3,85 bilhões a -3,2 bilhões de anos atrás.

Mons Rümker é um monte massivo e espetacular, uma estrutura complexa, ampla, com baixo ângulo de elevação e, por ter encostas baixas, Mons Rünker apresenta-se como uma formação mais discreta. Localizado isoladamente no extremo norte do Oceanus Procellarum, Mons Rümker é um imenso domo de origem vulcânica, composto por um grupamento coeso de domos, ou seja, um complexo de sobreposições de domos menores, a maioria com encostas baixas e alguns poucos mais íngremes.

Domos lunares são o resultado da erupção de lava por aberturas ou fendas na superfície, que sofreram resfriamento relativamente lento. As erupções vulcânicas na Lua, que cessaram a cerca de 1 bilhão de anos atrás no períodoCopernicano, iniciaram suas atividades no período Ímbrico Final, a cerca de 3,8 bilhões de anos atrás. Como não existem vento nem água na superfície lunar, os processos erosivos são extremamente lentos. Por isso, formações lunares, conhecidas como domos ou cones vulcânicos, continuam preservadas. Essas formações eram vulcões ativos que ejetavam muita lava no passado lunar.

A razão para a existência de Mons Rümker sempre foi obscura, mas pode estar relacionada com as duas outras anomalias vulcânicas existentes no norte do Oceanus Procellarum, que são o Vallis Schröter (Aristarchus Plateau) e os múltiplos domos existentes na região da cratera Marius.

Mons Rümker possui diâmetro médio aproximado de 70 Km e altitude máxima em torno de 1,1 Km acima da superfície circundante. Calcula-se que o volume estimado de lava para criar Mons Rünker foi cerca de 1.800 km3.

Esta magnífica formação foi nomeada em homenagem ao astrônomo alemão Karl Ludwig Christian Rümker (1788 – 1862).

Foto com apenas 1 frame em 13? de ?junho? de ?2011, ??22h33m.

Não deixem de visitar na internet o site oficial do Observatório Lunar Vaz Tolentino onde é possível encontrar centenas de imagens da Lua além de muita informação sobre astronomia e ciência em geral. Visitem: www.vaztolentino.com.br

Fonte:

www.vaztolentino.com.br

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.