fbpx

Direto do Observatório Lunar Vaz Tolentino: MONS GRUITHUISEN GAMMA & MONS GRUITHUISEN DELTA

MONS GRUITHUISEN GAMMA & MONS GRUITHUISEN DELTA.

(créditos: Tolentino.)

MONS GRUITHUISEN GAMMA

Coordenadas Selenográficas:  LAT: 36.6° N, LON: 40.5° W.

Domo vulcânico maciço com 1200 m de altitude, que apresenta 20 Km de largura na base e hospeda uma minúscula cratera em seu pico, que testa o limite visual dos pequenos telescópios.

MONS GRUITHUISEN DELTA

Coordenadas Selenográficas:  LAT: 36.0° N, LON: 39.5° W.

Dono vulcânico isolado, com 1550m de altitude e 13 Km de largura na base, localizado ao lado do domo vulcânico Mons Gruithuisen Gamma. Esses domos estão posicionados no limite oeste do Mare Imbrium.

O nome GRUITHUISEN é proveniente da cratera GRUITHUISEN (diâmetro: 16 Km, profundidade: 1,9 km), que fica próxima desses dois domos, localizada na direção sul, a cerca de 95 Km a partir de  Mons Gruithuisen Gamma. O nome é em homenagem a Franz Van Paula Gruithuisen (1774 – 1852), que foi um físico e astrônomo da região da Bavária.

Foto executada com apenas 1 frame em ?04? de ?março? de ?2012, ??21h27m.

Não deixem de visitar na internet o site oficial do Observatório Lunar Vaz Tolentino, onde é possível encontrar centenas de imagens da Lua além de muitas informações sobre astronomia e ciência em geral. Visitem o remodelado site do VTOL: www.vaztolentino.com.br

Fonte:

http://www.vaztolentino.com.br/imagens/6206-MONS-GRUITHUISEN-GAMMA-MONS-GRUITHUISEN-DELTA#photo_description

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .