Direto do Observatório Lunar Vaz Tolentino: O Mare Vaporum


Mare VAPORUM em 11/04/2012, 02h53m. (autor: Tolentino)

Mare VAPORUM:

Coordenadas Selenográficas: Lat: 13° 18? 00? N, Lon: 03° 36? 00? E.

Mare VAPORUM é uma grande mancha circular plana de lava basáltica, com cerca de 245 quilômetros de diâmetro, localizada a sudeste do Mare IMBRIUM e a sudoeste do Mare SERENITATIS. 

Sua relativa juventude é notória, pois tem escassez de crateras de impacto em sua superfície.

As lavas do Mare VAPORUM margeiam as encostas traseiras dos Montes APENNINUS, que foram compostos por material ejetado pelo enorme impacto que criou  a grande bacia do Mare IMBRIUM.

As lavas do Mare VAPORUM preenchem uma região circular baixa, dando indício de que talvez ali tivesse sido uma grande cratera de impacto no passado lunar.

Foto com apenas 1 frame em ?11? de ?abril? de ?2012, ??02h53m. Não deixem de visitar o site do Observatório Lunar Vaz Tolentino na internet onde é possível encontrar centenas de imagens da Lua além de muitas informações sobre astronomia e ciência em geral. Visitem: www.vaztolentino.com.br

Fonte:

www.vaztolentino.com.br


Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.