Direto Do Observatório Lunar Vaz Tolentino: O Mapa do Brasil na Lua

Deus é realmente brasileiro! Um clássico do Vaz Tolentino Observatório Lunar: “O Mapa do Brasil na Lua”! (autor: Tolentino)

A descoberta do “Mapa do Brasil na Lua”, pelo Vaz Tolentino Observatório Lunar em ?22? de ?fevereiro? de ?2011, ??02h31m.

Cratera C. Mayer D: uma notável semelhança com o mapa do Brasil.

C. Mayer D (Lat: 62.1º N / Long: 18.6º E – Foto no Mapa LAC 13) é uma cratera de formato irregular, com diâmetro médio em torno de 66 Km, localizada no quadrante nordeste, perto do limbo norte da Lua.

À noroeste de C. Mayer D, junto à sua borda, posiciona-se a cratera C. MAYER (Lat: 63.2º N / Long: 17.3º E), da qual C. Mayer D herdou o nome, que foi definido em 1935 pela IAU (International Astronomical Union) em homenagem ao astrônomo e professor tcheco Christian Mayer (1719 – 1783). Analisando as imagens da região, chega-se à conclusão de que C. MAYER é uma cratera mais profunda e mais recente que C. Mayer D, pois suas bordas adentram os limites de sua vizinha, que tem o piso coberto por lava e paredes que sofreram desmoronamentos.

C. Mayer D apresenta um formato muito semelhante ao mapa do Brasil, inclusive com a presença de um impacto central, que criou a cratera C. Mayer F (Lat: 62.0º N / Long: 19.5º E), com 7 Km de diâmetro, justamente na posição de Brasília.

Não deixem de visitar o site oficial do Observatório Lunar Vaz Tolentino na internet onde é possível encontrar centenas de imagens da Lua além de muitas informações sobre astronomia e ciência em geral. Visitem: www.vaztolentino.com.br

Fonte:

www.vaztolentino.com.br

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.