fbpx

Direto do Observatório Lunar Vaz Tolentino: A Grande Escarpa Curvilínea de Rupes Altai

Rupes ALTAI: escarpa.

Coordenadas Selenográficas: LAT: 24° 18? 00? S, LAT: LON: 22° 36? 00? E;

Comprimento: 427 Km;

Altitude máxima: 1000m.

Nome em referência às Montanhas ALTAI, que estão localizadas no centro-leste da Ásia, onde China, Rússia, Cazaquistão e Mongólia se encontram. Também é o local os rios Irtysh e Ob tem suas nascentes.

“Rupes” são linhas de penhascos ou escarpas montanhosas presentes na superfície lunar.

Geralmente são restos das bordas de grandes crateras ou bacias muito antigas.

Mare NECTARIS é o “mar” com menos quantidade de lava basáltica (que no passado fluiu como líquido através de rachaduras na superfície) do lado visível da Lua. Aparentemente (só aparentemente), a borda leste do Mare NECTARIS parece ser definida pelo arco de círculo imaginário que passa pelas crateras FRACASTORIUS, BEAUMONT e THEOPHILUS, que delimita a porção circular lisa inundada por lava.

Posicionada no quadrante sudeste da Lua, Rupes ALTAI é a escarpa mais destacada da superfície lunar. Com forma de arco de círculo e orientação sudeste-noroeste, Rupes ALTAI tem seu início na borda oeste da cratera PICCOLOMINI. A partir daí, desenvolve seu perfil curvo na direção noroeste, atingindo no caminhamento, cerca de 1000m de altitude em relação ao terreno circundante. O término do corpo da escarpa no extremo noroeste, tem baixa altitude e menos definição, devido estar numa região irregular, a oeste da cratera CYRILLUS.

Na realidade, Rupes ALTAI, com seus 427 Km de extensão, é a proeminente borda principal da grande bacia de impacto que forma o Mare NECTARIS, que tem cerca de 860 Km de largura. Como já dissemos, Mare NECTARIS tem pouca quantidade de lava (ou seja, é mais “seco” de lava), fazendo com que a bacia tenha as partes mais externas expostas, estando a cobertura lisa de lava concentrada na parte mais interior.

Foto com apenas 1 frame em  ?22? de ?fevereiro? de ?2011, ??02h34m.

Não deixem de visitar o site oficial do Observatório Lunar Vaz Tolentino na internet, onde é possível acessar centenas de fotos da Lua, além de se obter informações sobre astronomia e ciência em geral. Visitem: www.vaztolentino.com.br

Fonte:

www.vaztolentino.com.br

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .