Direto do Observatório Lunar Vaz Tolentino: A Misteriosa Dama na Lua

A Misteriosa Dama na LUA. (autor: Tolentino)

A misteriosa dama na Lua:

Seria a imagem de uma “donzela” desenhada num importante mapa da Lua, feito por Cassini e publicado em 1679, uma declaração de um famoso astrônomo para um amor secreto?

                      

A “donzela da Lua” aparece no famoso mapa Lunar desenhado pelo astrônomo italiano Giovanni Domenico Cassini (1625-1712) através das visões a partir do uso de um telescópio rudimentar. Produzido em Paris e publicado em 1679, este foi o primeiro mapa científico da Lua e ajudou aos cientistas europeus do século 17 a obterem maior compreensão da superfície lunar.

O Sinus Iridum (Baia dos Arco-Íris) situa-se na borda noroeste do Mare Imbrium (Oceano das Tormentas), com sua superfície lisa e escura, pavimentada por lava basáltica.

O Promontorium Heraclides, tem sido historicamente descrito como a “donzela da Lua”, na qual “seus cabelos” parecem movimentar-se, à medida que o Sol atravessa o Sinus Iridum. A “donzela da Lua” surgiu originalmente no mapa desenhado, baseado em observações telescópicas da superfície lunar, feitas pelo astrônomo CASSINI em 1679. 

Imagem: Giovanni Domenico Cassini (1625-1712).

Foto executada com apenas 1 frame em 04? de ?março? de ?2012, ??21h41m.

Não deixem de visitar na internet o site oficial do Observatório Lunar Vaz Tolentino onde é possível encontrar centenas de imagens da Lua além de muitas informações sobre astronomia e ciência em geral. Visitem: www.vaztolentino.com.br

Fonte:

www.vaztolentino.com.br

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.