fbpx
30 de novembro de 2021

Direto do Observatório Lunar Vaz Tolentino: A Cratera Timocharis

TIMOCHARIS:

Coordenadas Selenográficas: LAT: 26.7o N; LON: 13.1o W;

Período Geológico Lunar: Eratosteniano (Eratosthenian): 3200 milhões até 1100 milhões de anos atrás.

Nome em homenagem a Timocharis de Alexandria (320 aC – 260 aC), que foi um astronomo e filósofo grego.

Timocharis é uma formação circular isolada. Cratera localizada no Mare IMBRIUM, com 34 Km de diâmetro e 3,1 Km de profundidade, que apresenta um moderado sistema de raios brilhantes.  Suas paredes internas são elevadas e estruturadas em curvas de nível (terraces) e, as paredes externas, apresentam encostas íngremes que são estruturadas em forma de fortificação (rampart).

O piso interno de Timocharis é um pouco liso e apresenta um pico central. No piso existe uma pequena cratera cujo impacto quase destruiu totalmente o pico central. Bem no alvo !

Foto executada com apenas 1 frame em ?30? de ?maio? de ?2012, ??21h41m.

Telescópio SkyWatcher Collapsible Truss-Tube DOB 12″ + Barlow Celestron Ultima 2X + CâmeraOrion StarShoot Solar System Color Imager III.

Não deixem de visitar na internet o site oficial do Observatório Lunar Vaz Tolentino onde é possível encontrar centenas de imagens da Lua além de muitas informações sobre astronomia e ciência em geral. Visitem o belo e remodelado site do VTOL: www.vaztolentino.com.br

Fonte:

www.vaztolentino.com.br 

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo