fbpx

Direto do Observatório Lunar Vaz Tolentino: A Cratera Santos Dumont

Cratera SANTOS DUMONT. (autor: Tolentino)

SANTOS DUMONT (Lat: 27.7o N, Long: 4.8o E) é uma cratera de impato simples, com 8 Km de diâmetro e profundidade não definida, localizada nas montanhas do Promontorium (cabo) Fresnel, que faz parte da grande cordilheira conhecida como Montes Apenninus, na margem leste do Mare Imbrium. Santos Dumont posiciona-se cerca de 30 Km a nordeste da montanha maciça Mons Hadley, que também compõe os Montes Apenninus.

O “Pai da Aviação”, Alberto Santos Dumont (1873 – 1932).

Santos-Dumont tem formato circular de “tigela” (bowl shape), piso arredondado e encostas internas íngremes. 

A cratera localiza-se cerca de 60 Km do local de pouso da missão Apollo 15.

O “Pai da Aviação”, Alberto Santos Dumont (1873 – 1932).

Esta cratera originalmente, chamava-se Hadley B. Porém, em 20 de julho de 1973, no auditório do National Air and Space Museum do Smithsonian Institution (Washington D.C. / USA), com a presença de seu diretor, o ex-astronauta da Apollo 11, Michael Collins,  a IAU (International Astronomical Union) concedeu ao “Pai da Aviação” uma eterna e universal homenagem, “rebatizando” a cratera Hadley B como Santos Dumont.

Essa homenagem aconteceu por grande empenho da aviadora pioneira brasileira Anésia Pinheiro Machado ((1902 – 1999), primeira mulher a se habilitar e a trabalhar como aviadora no Brasil), junto à comunidade aeronáutica mundial.

A primeira aviadora brasileira Anésia Pinheiro Machado.

O dia escolhido para a homenagem (20 de julho) marcava a data em que o homem pela primeira vez pisou na Lua (1969) e os dias dos nascimentos de Alberto Santos Dumont (1873 – centenário do nascimento) e seu pai Henrique Dumont (1832).

Foto com apenas 1 frame em ?20? de ?junho? de ?2010, ??19h31m.

Não deixem de visitar na internet o site oficial do Observatório Lunar Vaz Tolentino onde é possível encontrar centenas de imagens da Lua além de muitas informações sobre astronomia e ciência em geral. Visitem: www.vaztolentino.com.br

Fonte:

www.vaztolentino.com.br

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.