Direto do Observatório Lunar Vaz Tolentino: A Cratera Piccolomini

Cratera PICCOLOMINI em 10/04/2012, 04h31m. (autor: Tolentino)

Piccolomini é uma destacada cratera de impacto localizada no setor sudeste da Lua, com 88 Km de diâmetro e 4,5 Km de profundidade . 

A cratera Piccolomini possui paredes muito altas estruturadas em degraus ou curvas de nível (terraces). Seu piso interno, que é plano, apresenta pico central que se eleva por cerca de 2,0 Km. O piso plano hospeda algumas minúsculas “cratereletas”, dentre as quais destacamos a mais visível em nossa foto legendada.

A superfície externa circundante próxima de Piccolomini é crivada por crateras menores, onde podemos destacar ao norte as crateras Piccolomini M, com 23 Km de diâmetro e Piccolomini C, com 26.  Ao sul de Piccolomini e próximo à sua borda encontra-se a cratera S, com 21 Km de diâmetro.

A formação conhecida como Rupes ALTAI se inicia na borda oeste de Piccolomini e desenvolve um caminhamento curvo em direção noroeste. O nome Piccolomini foi definido como homenagem ao Arcebispo e Astrônomo italiano Alessandro Piccolomini (1508 – 1579).

Foto com apenas 1 frame em ?10? de ?abril? de ?2012, ??04h31m.

Não deixem de visitar o site do Observatório Lunar Vaz Tolentino na internet onde é possível encontrar centenas de imagens da Lua além de muitas informações sobre astronomia e ciência em geral. Visitem: www.vaztolentino.com.br

Fonte:

www.vaztolentino.com.br

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.