fbpx

Direto do Observatório Lunar Vaz Tolentino: A Cratera Petavius

PETAVIUS: cratera – diâmetro: 177 Km (110 milhas);

Coordenadas Selenográficas:  Lat: 25.1º S  Long: 60.4º E.

Período Geológico Lunar: Ímbrico (-3,85 bilhões a -3,2 bilhões de anos atrás).

Foto no mapa LAC 98.

Melhor época para observação: 3 dias após à fase “Lua nova” ou 2 dias depois da “Lua cheia”.

Quem foi Denis Petau (Petavius) ? Jesuíta, teólogo e Astrônomo francês (1583 – 1652). Conhecido como Dionysius Petavius . Defendeu tese de mestre em artes na Universidade de Paris e de teologia em Sorbone. Em 1639 foi ordenado Cardeal em Roma pelo Papa Urban VIII.

Petavius é uma excepcional formação. Grande cratera de impacto circular localizada perto da encosta sul do Mare Fecunditatis e perto do limbo sudeste da Lua. Suas paredes internas são escarpadas e irregulares, com aspecto rugoso. Tem profundidade de 3,4 Km e seu piso foi coberto por lava. Possui um sistema central de montanhas com múltiplos picos, com altitude máxima de 1,7 Km.

Uma estreita depressão ou canal, criada no passado, quando a lava fluiu de fraturas no solo, inicia-se nas montanhas centrais da cratera e atravessa o piso interno, em direção à sua borda sudoeste. Esse “rille” ou canal é conhecido como Rimae Petavius e tem 82 Km de extensão.

Externamente, perto da encosta sudeste de Petavius, existe uma formação alongada, formada pela junção alinhada de 3 crateras, criando um vale ou “calha”. Essa formação é conhecida como Vallis Palitzsch (extensão: 132 Km, Lat: 26.4º S  Long: 64.3º E).

Junto à borda noroeste de Petavius encontra-se a cratera Wrottesley (diâmetro: 57 Km, Lat: 23.9º S  Lat: 56.8º E), de menor diâmetro, com suas paredes internas do tipo “terraced”, ou seja, formando curvas de nível. Ela tem profundidade de 2,3 Km e um pico central.

Dados técnicos da foto:

Autor:Ricardo José Vaz Tolentino.

Data e Hora:            

21? de ?janeiro? de ?2011, ??02h29m.

Foto com apenas 1 frame, sem longa exposição ou “empilhamento”. Não foram utilizados filtros.

Telescópio:                        

Refletor Dobsoniano SkyWatcher Collapsible Truss-Tube;

Diâmetro Espelho Primário:      

305mm (12”);

Distância Focal:                 

1500mm;

Focal/Ratio – (f/):               

5;

Tripé ou Montagem:                     

Dobsoniana;

Barlow:                                

Celestron Ultima 2X Barlow;

Câmera:                               

Orion StarShoot Solar System Color Imager II;

Não deixem de visitar na internet o site oficial do Observatório Lunar Vaz Tolentino onde é possível encontrar centenas de imagens da Lua além de muitas informações sobre astronomia e ciência em geral. Visitem: www.vaztolentino.com.br

Fonte:

www.vaztolentino.com.br

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo