Direto do Observatório Lunar Vaz Tolentino: A Cratera GEMINUS

Cratera GEMINUS:

Diâmetro: 86 Km;

Profundidade: 5,4 Km.

Período Geológico Lunar: Eratosteniano (de -3,2 bilhões a -1,1 bilhões de anos atrás).

Coordenadas Selenográficas: LAT:34° 30? 0? N, LON: 56° 42? 00? E.

GEMINUS é uma cratera de impacto circular, que possui piso profundo e encostas das paredes internas muito íngremes e estruturadas em forma de curvas de nível (terraces), embora atualmente um pouco abrandado, devido ao desgaste do tempo.

GEMINUS está localizada próximo ao limbo nordeste da Lua.  Nesta posição, quando observada ao telescópio, GEMINUS aparece com a forma um pouco oval.

O piso interno de GEMINUS é amplo e liso, apresentando uma montanha central que é ladeada, nos lados norte e sul, por duas pequeninas montanhas, criando um pequeno espaço ou “gap”, nos dois lados, entre a montanha central e as duas menores. Não existem impactos notáveis no interior de seu piso.

A borda circular de GEMINUS apresenta alguns entalhes externos, especialmente ao norte-noroeste e sudeste, pois o material ejetado durante o impacto que criou GEMINUS deixou visível uma superfície circundante externa muito áspera e irregular.

A cratera GEMINUS é circundada por destacadas crateras, como MESSALA (diâmetro: 128 Km), BERNOULLI (Diâmetro: 49 Km), BURCKHARDT (Diâmetro: 60 Km) e CLEOMEDES (Diâmetro: 129 Km).

O nome GEMINUS é em homenagem a Geminus de Rhodes, que foi um astrônomo e matemático grego, que viveu noséc. 1 aC.

Foto com apenas 1 frame em ?10? de ?março? de ?2012, ??01h07m.

Telescópio & Câmera:

Telescópio SkyWatcher DOB 12″ Collapsible;

Câmera ORION StarShoot Solar System Color Imaging Camera III.

Celestron Ultima 2X Barlow.

Não deixem de visitar o site na internet do Observatório Lunar Vaz Tolentino. Lá você encontra muitas imagens sobre a Lua e outros objetos do Sistema Solar. Além de poder ler notícias sobre o mundo astronômico em geral.

Já fica aqui o meu parabéns antecipado ao Vaz Tolentino que mais uma vez teve uma de suas imagens sensacionais escolhidas como imagem em destaque no site LPOD do consagrado pesquisador Chuck Wood.

Parabéns Vaz Tolentino.

Visitem: www.vaztolentino.com.br

Fonte:

www.vaztolentino.com.br

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.