Direto do Observatório Lunar Vaz Tolentino: A Destacada Cratera ENDYMION

Cratera ENDYMION:

Diâmetro: 125 Km;

Profundidade: 2,6 Km.

Coordenadas Selenográficas: LAT: 53° 36? 00? N, LON: 56° 30? 00? E.

Período Geológico Lunar: Pré-Nectárico (-4,55 bilhões até -3,92 bilhões de anos atrás).

ENDYMION é uma cratera de aro circular localizada à leste do Mare FRIGORIS e ao Norte do Lacus TEMPORIS, próximo ao limbo nordeste da Lua. Por estar perto do limbo, quando observada através de telescópio, ENDYMION apresenta um formato oval ou elíptico.

A muralha exterior de um modo geral é baixa (com exceção da borda sudeste que é mais alta), larga, e um pouco desgastada.

Próximo à borda oeste de ENDYMION localiza-se a cratera Endymion J (diâmetro: 67 Km) e próximo à borda nordeste, localiza-se a cratera Endymion A (diâmetro: 30 Km).

O grande piso de ENDYMION foi inundado no passado por lava escura (baixo albedo), o que faz com que a cratera se destaque de seu meio exterior, tornando-a um alvo fácil de ser localizado. O largo piso é plano e liso, não apresentando nenhum destaque digno de nota, a não ser minúsculas crateras difíceis de enxergar e as tênues estrias de raios brilhantes (quase imperceptíveis), provenientes de material ejetado nos impactos que criaram certas crateras vizinhas mais jovens (como a cratera THALES).

O nome ENDYMION é uma homenagem a um personagem da Mitologia Grega que, teria sido segundo uma das versões disponíveis, um rei que governava e residia em Olympia.

Foto com apenas 1 frame em 10? de ?março? de ?2012, ??00h56m.

Telescope & Câmera:

SkyWatcher DOB 12″ Collapsible; 

Celestron Ultima 2X Barlow; 

ORION StarShoot Solar System Color Imaging Camera III.

Não deixem de visitar o site o Observatório Lunar Vaz Tolentino na internet para mais imagens da Lua e maiores informações sobre astronomia e ciência em geral. Visitem: www.vaztolentino.com.br

Fonte:

www.vaztolentino.com.br

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.