fbpx

Direto do Observatório Lunar Vaz Tolentino: A Cratera Cassini

Cratera CASSINI. (autor: Tolentino)

Cratera CASSINI:

Diâmetro: 57 Km;

Profundidade: 1,2 Km;

Coordenadas Selenográficas: Lat: 40° 12? 00? N, Lon: 04° 36? 00? E.

Cassini é uma cratera de impacto circular, com bordas externas fortificadas e cavidade interior cheia de lava basáltica quase até a borda. Apesar disso, seu aro estreito e irregular manteve-se intacto.  

Seu piso liso, que hospeda as crateras Cassini A (diâmetro: 15 Km) e B (diâmetro: 9 Km), também apresenta dois pequenos picos que fazem parte de uma montanha central que foi submersa por lava basáltica e posteriormente atingida pelo impacto de criou Cassini A.

O piso interior de Cassini mostra em seu lado leste, um canal grosseiro com aproximadamente 17 Km de comprimento, que tem origem na borda de Cassini A.

Foto executada com apenas 1 frame em 11? de ?abril? de ?2012, ??02h33m.

Não deixem de visitar o site oficial do Observatório Lunar Vaz Tolentino na internet onde é possível encontrar centenas de imagens da Lua, além de muitas informações sobre astronomia e ciência em geral. Visitem: www.vaztolentino.com.br

Fonte:

www.vaztolentino.com.br

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .