Direto do Observatório Lunar Vaz Tolentino: A Cratera ARAGO

Cratera ARAGO:

Diâmetro: 26 Km;

Profundidade: 1,8 Km;

Coordenadas Selenográficas: 06° 12? 00? N, 21° 24? 00? E.

Nome em homenagem a François Jean Dominique ARAGO ( 1786–1853), que foi um matemático, físico e astrônomo francês.

ARAGO é uma cratera de impacto, configurada como uma formação circular isolada, com paredes externas em forma de taludes íngremes e paredes internas altas, estruturadas em curvas de nível (terraces). A cratera ARAGO está posicionada próxima à margem oeste do Mare TRANQUILLITATIS, tendo a grande cratera fantasma LAMONT (diâmetro: 77 Km) posicionada a sudeste.

ARAGO tem piso interno irregular e uma incomum montanha retilínea com cerca de 5 Km de largura, que parte do centro da cratera, como um raio de círculo e direciona-se para noroeste, com aproximadamente 13 Km de comprimento.

Foto com apenas 1 frame em  ?22? de ?fevereiro? de ?2011, ??02h08m.

Não deixem de visitar o site do Observatório Lunar Vaz Tolentino para maiores informações sobre a Lua e uma bela coleção de imagens sobre o nosso satélite. Visitem: www.vaztolentino.com.br

Fonte:

www.vaztolentino.com.br

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.