Direto do Observatório Lunar Vaz Tolentino: Uma bela dupla isolada no Mare IMBRIUM: HELICON & LE VERRIER

LE VERRIER:

Diâmetro: 20 Km;

Profundidade: 2,1 Km

Coordenadas Selenográficas:  LAT:40° 18? 00? N, LON: 20° 36? 00? W.

Período Geológico Lunar: Ímbrico Final (Late Imbriam): -3,85 bilhões até -3,2 bilhões anos.

HELICON:

Diâmetro: 25 Km;

Profundidade: 0,5 Km;

Coordenadas Selenográficas: LAT:40° 24? 00? N, LON: 23° 06? 00? W.

Período Geológico Lunar: Ímbrico Final (Late Imbriam): -3,85 bilhões até -3,2 bilhões anos.

LE VERRIER é uma cratera de impacto em forma de “cuia”, com piso irregular e e aro quase circular, com cerca de 20 Km de diâmetro, localizada na parte norte do Mare IMBRIUM, próximo à baia do Sinus IRIDUM que fica do seu lado noroeste e formando um interessante par com a cratera HELICON, que fica do seu lado leste, a cerca de 28 Km . Suas encostas externas são um pouco íngremes e as paredes internas aparentam sinais de desmoronamentos ao longo das arestas superiores.

A cerca de 9,5 Km ao sul de LE VERRIER encontra-se a pequena cratera Le Verrier T (diâmetro: 4 Km).

O nome LE VERRIER é em homenagem Urbain Jean Joseph Le Verrier, (1811 – 1877), que foi um matemático francês, especialista em mecânica celeste, conhecido por seu papel na descoberta do planeta Netuno.

HELICON é uma cratera de impacto de formato circular, em forma de “prato” ou “tigela”, pouco funda e com paredes externas pouco altas e 25 Km de diâmetro. Também está localizada na parte norte do Mare IMBRIUM, próxima à cratera LE VERRIER (LE VERRIER está posicionada ao seu lado leste).

As duas formações (HELICON & LE VERRIER) formam um destacado par isolado na enorme área lisa do Mare IMBRIUM. A noroeste de HELICON encontra-se a grande baia do Sinus IRIDUM.

HELICON possui um piso circular e relativamente plano, que apresenta uma pequena cratera em seu interior. Existe também, uma outra pequena cratera posicionada por sobre a borda sudoeste de HELICON.

Foto com apenas 1 frame em 04? de ?março? de ?2012, ??21h42m.

Telescope & Câmera:

SkyWatcher DOB 12″ Collapsible; 

Celestron Ultima 2X Barlow; 

ORION StarShoot Solar System Color Imaging Camera III.

Não deixem de visitar o site do Observatório Lunar Vaz Tolentino na internet para mais belas imagens da Lua e maiores informações sobre astronomia e ciência em geral. Visitem: www.vaztolentino.com.br

Fonte:

www.vaztolentino.com.br

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.