fbpx

Direto do Observatório Lunar Vaz Tolentino: A Grande e Antiga Cratera Babbage

A grande e antiga cratera BABBAGE.

(créditos: Tolentino.)

Cratera BABBAGE:

Diâmetro: 143 Km;

Profundidade: 2 Km;

Coordenadas Selenográficas: LAT: 59° 42? 00? N, LON: 57° 06? 00? W.

Período Geológico Lunar: Pré-Nectárico (Pré-Nectarian): 4533 milhões (o tempo da formação inicial da Lua) até 3920 milhões de anos atrás.

Nome em homenagem a Charles Babbage (1791 – 1871), que foi um matemático, filósofo, inventor e engenheiro mecânico inglês.

A Charles Babbage é creditada a invenção do primeiro computador mecânico, que foi a base de projetos mais complexos.

BABBAGE é uma grande e antiga cratera lunar (também chamada de “planície murada”), localizada perto do limbo noroeste da Lua.

A borda externa de BABBAGE foi erodida e modificada por uma infinidade de impactos subseqüentes, até que tudo o que restou foi um aro feito “morros arredondados”.

O piso da cratera, que foi inundado por lava, sendo relativamente plano, é muito ondulado por causa de cristas transversais, sendo também marcado por muitos impactos de minúsculas crateras. A característica mais notável no interior do piso de BABBAGE, é a cratera satélite Babbage A, que fica na parte sudeste do interior. Babbage A não foi significativamente gasta e parece ser muito mais jovem do que o restante da formação.

Foto executada com apenas 1 frame em ?01? de ?julho? de ?2012, ??21h49m.

Não deixem de visitar na internet o site oficial do Observatório Lunar Vaz Tolentino, onde é possível encontrar centenas de imagens da Lua além de muitas informações sobre astronomia e ciência em geral. Visitem o remodelado site do VTOL: www.vaztolentino.com.br

Fonte:

www.vaztolentino.com.br

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .