Direto do Observatório Lunar Vaz Tolentino: A Lua No Mesmo Dia Em Dois Momentos Distintos

LUA no mesmo dia, em dois tempos.

Fotos da Lua na fase cheia ou próximo dela, são boas oportunidades de se observar macro detalhes no disco lunar. Nas imagens acima podemos observar as tons diferentes de cinza dos mares de lava, os sistemas de raios brilhantes das crateras mais jovens e a rugosidade clara das terras altas.

Observamos também, como o Oceanus Procellarum e o Mare imbrium possuem as maiores áreas cobertas por lava basáltica da superfície da face visível da Lua.

Verificamos também, que o Mare Crisium é um mar de lava escura de formato circular (na verdade uma enorme cratera) totalmente isolado dos outros mares e que o Sinus Iridum é um perfeito semicírculo ou baia.

Podemos observar com facilidade, a proeminência dos raios brilhantes da jovem cratera Tycho. Os raios brilhantes foram criados por materiais ejetados durante o impacto que criou Tycho e chegam a atingir centenas de quilômetros para todos os lados ao longo da superfície lunar, principalmente por sobre as terras altas. Existe também, a beleza raiada da jovem cratera Copernicus, que destaca seus raios brilhantes por sobre o mar de lava escura.

Com destaque podemos visualizar a mais clara ou brilhante (alto albedo) formação de grande porte da superfície Lunar: a jovem cratera Aristarchus. Observamos também, de maneira destacada, o piso de lava escura (baixo albedo) das crateras Plato, Grimaldi e Endymion.

Tudo o que falamos e muitas outras coisas mais, podem ser vistas quando observamos uma foto da Lua cheia. Imagine então, o que podemos ver nas várias fotos em close das diversas regiões da superfície lunar. Não imagine. Veja nossa galeria de fotos.

Fotos com apenas 1 frame em 03 de junho de 2012, 02h11m e 22h25m.

Não deixem de visitar na internet o novo site do Observatório Lunar Vaz Tolentino, remodelado, moderno e com o mesmo conteúdo de qualidade de sempre. No site é possível encontrar centenas de imagens da Lua, além de muitas informações sobre astronomia e ciência em geral. Visitem: www.vaztolentino.com.br

Fonte:

www.vaztolentino.com.br

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.