fbpx

Direto do Observatório Lunar Vaz Tolentino: A Família de Feições Cauchy na Lua

Cratera CAUCHY, Rupes CAUCHY, Rima CAUCHY, CAUCHY Tau e CAUCHY Omega em 10/04/2012, 04h12m. (autor: Tolentino)

Cauchy é uma pequena cratera de impacto localizada na parte leste do Mar da Tranquilidade (Mare Tranquillitatis). É circular, simétrica (côncava em forma de tigela), com paredes internas inclinadas, piso pequeno e, por ser uma cratera jovem (período geológico lunar Copernicano), apresenta alta taxa de albedo (reflete bem a luz do Sol), devido ao material ejetado durante o impacto que a criou.

A região da cratera Cauchy é notável pela presença de duas interessantes formações longas, paralelas e próximas. Essas formações são uma escarpa (uma das poucas grandes falhas existentes na Lua) e um  canal, com caminhamentos quase retilíneos. A escarpa é conhecida como Rupes Cauchy e o canal é conhecido como Rima Cauchy. A região conta também com a presença de dois domos de origem vulcânica, designados Cauchy Tau eCauchy Omega.

O domo Cauchy Tau mostra-se mais íngreme que Cauchy Omega, não apresentando cratera vulcânica em seu topo. Já o domo Cauchy Omega, apresenta uma minúscula (um pequeno ponto) e legítima cratera vulcânica em seu topo, por onde fluiu lava basáltica no passado de vulcanismo lunar. 

Rupes CAUCHY é uma falha tectônica ou escarpa, com formação linear, situada na parte leste do Mare Tranquillitatis, apresentando cerca de 120 Km de extensão, orientação na direção Noroeste-Sudoeste e cerca de 340m de altura na parte mais alta de seu “degrau”.

Rupes CAUCHY posiciona-se, quase que paralelamente, à outra interessante  formação, conhecida como Rima Cauchy. Rima Cauchy é uma espécie de longa depressão estreita ou canal, com cerca de 210 Km de extensão, apresentando uma falha de continuidade em sua  metade do lado noroeste. 

Entre as duas formações, encontra-se a pequena cratera CAUCHY, (LAT: 09.6º N; LON: 38.6º E), que emprestou seu nome para as duas longas formações. A cratera CAUCHY apresenta 12 Km de diâmetro e 2,6 Km de profundidade.

Foto com apenas 1 frame em 10? de ?abril? de ?2012, ??04h12m. Não deixem de visitar o site oficial na internet do Observatório Lunar Vaz Tolentino, onde é possível encontrar centenas de imagens da Lua além de informações sobre astronomia e ciência em geral. Visitem: www.vaztolentino.com.br.

Fonte:

www.vaztolentino.com.br

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .