fbpx

Direto do Observatório Lunar Vaz Tolentino: O Local de Pouso da Missão Apollo 15

APOLLO 15 Landing Site.

Apollo 15 – USA

Bem-sucedida aterrissagem lunar tripulada.

Lançamento: 26 de julho de 1971.

Desembarque na Lua: 30 jul 1971.

Retorno à Terra: 07 de agosto de 1971.

Enquanto o astronauta James Irwin orbitava por perto, David Scott e Alfred Worden pousaram na Lua, na região de Hadley Rille, próximo aos Montes Apenninus. A Apollo 15 foi a primeira nave a aterrissar levando a bordo um jipe lunar. Os astronautas conduziram o veículo para explorar a superfície por cerca de 28 km (17 milhas), abrangendo uma área muitíssimo maior do que conseguiriam a pé. Os astronautas permaneceram na superfície lunar por quase 67 horas e coletaram 77 kg de amostras.

Apollo 15 foi o quarto pouso tripulado na Lua. O módulo lunar pousou às 22:16:29 UT no dia 30 julho de 1971, perto de Hadley Rille, nas coordenadas lunares 26°06’03″N, 03°39’10” E. Hadley Rille é um dos muitos canais sinuosos que são uma característica comum da superfície lunar e cuja natureza ainda deixa os cientistas em dúvida. A determinação do ponto de pouso nas proximidades do “rille” ou canal, proporcionou aos astronautas a possibilidade de examinar bem de perto essa interessante formação da superfície lunar. Porém, os lados ou bordas do canal eram muito íngremes. Por isso, em nome da segurança, os astronautas não desceram para coletar amostras do fundo do canal.

O local de pouso também foi perto dos Montes Apenninus.

Foto: Imagem feita pela sonda lunar americana LRO do local de pouso da Missão Apollo 15.- LRO/NASA.

Foto: imagem em close do ponto de alunissagem da Apollo 15. Imagem obtida pela sonda japonesa Kaguya/SELENE.

Foto executada com apenas 1 frame em 28? de ?junho? de ?2012, ??21h05m.

Não deixem de visitar na internet o site oficial do Observatório Lunar Vaz Tolentino, onde é possível encontrar centenas de imagens da Lua, além de muitas informações sobre astronomia e ciência em geral. Visitem o remodelado site do VTOL: www.vaztolentino.com.br

Fonte:

www.vaztoelntino.com.br

 

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .