fbpx

Você Conhece As Constelações do Hulk e do Einstein? – Space Today TV Ep.1529

——————————————————————–

**** CONHEÇA A LOJA OFICIAL DO SPACE TODAY!

http://www2.spacetodaystore.com

Camisetas, e muitos produtos para vocês. Visite!

——————————————————————————-

Para fazer parte do seleto grupo dos apoiadores!!!

https://www.youtube.com/channel/UC_Fk7hHbl7vv_7K8tYqJd5A/join

—————————————————————————–

Desde que o ser humano começou a olhar para o céu ele foi atrás de padrões.

No céu estrelado, os antigos desenharam ali as formas que representavam seus heróis, seus animais e monstros, dando origem assim às 88 constelações.

Mas faltaram algumas homenagens, que tal uma constelação do hulk, e do Albert Einstein, e da Torre Eifel, ou da nave Enterprise de Jornada nas Estrelas e muitas outras?

Se vocês sentiram a falta delas, agora não precisa mais, pois elas agora existem, o único problema é que você não vai conseguir observar.

Desde Julho de 2008, o Large Area Telescope do Fermi vem observando o céu todo a cada dia e mapeando as fontes de raios gama.

A emissão vem de pulsares, explosões de novas, detritos de explosões de supernovas, buracos negros supermassivos e de explosões de raios-gama.

Em 2015 o número de fontes mapeadas era de cerca de 3000, isso fez com que pela primeira vez, o número de fontes de raios gama fosse comparado com o número de estrelas brilhantes no céu.

Então, os pesquisadores que trabalham no Fermi resolveram meio que por brincadeira, criar as constelações de fontes de raios gama, e assim nasceram 21 constelações.

Com os nomes que vão desde o Gato de Schröndiger até o foguete Saturno V, passando por todos aqueles que já falei para vocês.

Para facilitar a visualização das constelações, foi desenvovlida uma ferramenta interativa (o link está na descrição), onde é possível passear e conhecer essas novas constelações, além de comparar com as constelações visíveis no céu.

O Fermi ainda trabalha bem forte e em breve mais 2000 fontes de raios gama serão adicionadas ao catálogo já existente, completando as constelações ou criando outras.

Nem preciso dizer que são constelações não oficiais, mas que é interessante, isso é.

E será que o Hulk tem as fontes mais intensas de raios gama, seria no mínimo interessante, pesquise aí na ferramenta e depois diga nos comentários.

fonte:

https://www.nasa.gov/feature/goddard/2018/nasa-s-fermi-mission-energizes-the-sky-with-gamma-ray-constellations

ferramenta:

https://fermi.gsfc.nasa.gov/science/constellations/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo