Voando Sobre a Terra a Noite

Muitas maravilhas do planeta Terra podem ser observadas quando ele é sobrevoado a noite do espaço. Uma compilação desses espetáculos visuais foi registrada recentemente desde a Estação Espacial Internacional, a ISS, e montada com uma bela música resultando no vídeo mostrado acima. Passando abaixo do laboratório espacial estão nuvens brancas, as luzes laranja das cidades, flashes de raios de tempestades, e os oceanos em azul escuro. No horizonte pode-se ver o brilho dourado da fina atmosfera terrestre, frequentemente coroado por auroras dançantes que aparecem no decorrer do vídeo. A parte esverdeada da aurora normalmente fica exatamente abaixo da estação e essa se move na direção dos picos vermelhos e roxos das auroras. Os painéis solares da ISS podem ser vistos ao redor das bordas das tomadas do vídeo. A onda de brilho e iluminação que se aproxima da estação no final de cada sequência, nada mais é que a alvorada de uma metade da Terra, para a ISS, uma alvorada ocorre a cada 90 minutos.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap120305.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.