fbpx

VLA Faz Uma Bela E Detalhada Imagem de Um Berçário Estelar

A imagem acima é uma composição feita com diferentes comprimentos de onda, no caso as ondas de rádio em laranja e o infravermelho, de uma gigantesca nuvem molecular, conhecida como W49A, onde novas estrelas estão sendo formadas. Uma equipe de astrônomos liderada por Chris DePree do Agnes Scott College, usou o Karl G. Jansky Very Large Array, ou VLA, da National Science Foundation para criar essa nova imagem de alta resolução em ondas de rádio dessa aglomeração de estrelas massivas ainda em formação, localizada a cerca de 36 mil anos-luz de distância da Terra, e que tem sido estudada por muitas décadas. As novas imagens feitas em ondas de rádio revelam algumas interessantes mudanças que ocorreram na nuvem desde as primeiras observações na região realizadas com o VLA em 1994 e 1995.

As imagens em ondas de rádio do VLA mostram a forma e o movimento das gigantescas nuvens de gás hidrogênio ionizado, formado pela intensa radiação ultravioleta emitida pelas estrelas jovens. Comparando as imagens antigas e novas do VLA, dessas regiões ionizadas, é possível ver as mudanças que indicam uma nova atividade em algumas regiões. Essa nova atividade inclui um estreito, porém rápido jato de material em uma região, movimentos supersônicos de gases em três regiões e uma inesperada redução no brilho em ondas de rádio de outra região.

Os astrônomos, que relataram suas descobertas num artigo publicado no Astronomical Journal, pretendem continuar observando essa região regularmente para rastrear as mudanças que irão revelar novos detalhes sobre os complexos processos de formação de estrelas e de interações de fluxos de jovens estrelas.

Fonte:

https://public.nrao.edu/news/new-look-bright-stellar-nursery/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .