Visões do Deserto

O terreno acidentado do deserto chileno do Atacama é perfeito como pano de fundo para fotografias — como podemos comprovar por esta imagem do Visible and Infrared Survey Telescope for Astronomy (VISTA) do ESO, obtida pelo Embaixador Fotográfico do ESO Alexandru Tudoric? no Observatório do Paranal do ESO.

Apesar de ser o mais proeminente na fotografia de Tudoric?, o VISTA não é o único telescópio visível na imagem. O caminho serpenteante que vemos à direita leva à discreta cúpula do Next Generation Transit Survey (NGTS) — a cúpula pode ser vista ao fundo à direita na imagem, iluminada por um raio de Sol.

O NGTS é composto por uma rede de pequenos telescópios robóticos que monitoram de forma constante e precisa o brilho de estrelas próximas, com o intuito de descobrirem exoplanetas do tamanho de Netuno bloqueando a luz emitida pelas suas estrelas hospedeiras, quando passam em frente do disco da estrela e se cruzam com a linha de visão da Terra.

Fonte:

http://eso.org/public/brazil/images/potw1804a/?lang

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.