Visão Tridimensional Desde a Órbita Lunar Durante a Descida da Missão Apollo 17

Tá na hora de pegar aqueles seus óculos vermelho e azul, o antigo e famoso, óculos 3D para olhar para essa bela imagem. A cena acima foi registrada pelo comandante da missão Apollo 17, Eugene Cernan, no dia 11 de Dezembro de 1972, uma órbita antes de descer e pousar na Lua. A imagem tridimensional acima foi feita com a junção das duas imagens que vou deixar no final desse post, que foram registradas a partir do módulo lunar Challenger, enquanto Eugene Cernan e o Dr. Harrison Schmitt (único cientista a pousar na Lua, geólogo), voavam sobre o local de pouso da Apollo 17 em Taurus-Littrow Valley. Perto do centro da imagem é possível ver a face da montanha conhecida como South Massif iluminada pelo Sol, e o vale de Taurus-Littrow pode ser visto à esquerda. Além das montanhas, em direção ao limbo lunar, é possível ver o Mar da Serenidade. Pilotado por Ron Evans, o Módulo de Comando America é visto em órbita em primeiro plano contra o pico do South Massif.

Fonte:

https://apod.nasa.gov/apod/ap180223.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.