Viking Pode Ter Destruído Moléculas Orgânicas Em Marte – Space Today TV Ep.1378

—————————————————————————–

**** CONHEÇA A LOJA OFICIAL DO SPACE TODAY!

http://www2.spacetodaystore.com

Camisetas, e muitos produtos para vocês. Visite!

—————————————————————————–

Recentemente a NASA anunciou a descoberta em Marte de moléculas orgânicas, algo que chamou muito a atenção pois as moléculas orgânicas sempre estão ligadas com o fato da existência da vida.

Porém, a primeira confirmação veio em 2014 da presença de moléculas orgânicas.

Mas alguns meteoritos provenientes de Marte, mostram que as moléculas orgânicas já deviam existir.

Se elas existiam a grande pergunta é, por que as sondas Vikings, que foram desenhadas para encontrar vida em Marte, não detectaram as moléculas orgânicas?

Em 2008 o módulo Phoenix encontrou perclorato, perclorato é um tipo de sal que se torna explosivo quando submetido ao calor.

E daí surgiu uma hipótese do que pode ter acontecido.

A Viking usava um instrumento chamado de Gás Chromatograph-Mass Spectrometer, ou GCM, esse equipamento precisava aquecer as amostras de solo marciano para poder buscar as moléculas orgânicas.

E durante esse aquecimento, as Vikings podem ter queimado qualquer evidência de moléculas orgânicas nesse processo.

Com o Curiosity, os pesquisadores descobriram que em Marte se tinha clorobenzeno também e essa molécula pode ser criada quando as moléculas de carbono são queimadas com o perclorato.

Os pesquisadores revisitaram os dados da Viking e viram que ela encontrou clorobenzeno também, ou seja, ela pode muito bem ter detectado o perclorato, queimado e então detectado o clorobenzeno.

O grande problema é que essa molécula de clorobenzeno pode ter ido para Marte na forma de contaminação da sonda e isso divide muito os cientistas.

E aí, o que você acha, será que a Viking detectou moléculas orgânicas ou esse clorobenzeno foi uma contaminação, será que algum dia teremos essa resposta.

Fonte:

https://www.space.com/41140-mars-lander-may-have-burned-organics.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.