Vídeos Relembram o Sobrevoo da Sonda Rosetta no Asteroide Lutetia

Como seria se estivéssemos numa nave nos aproximando de um asteroide? Em 2010, a nave robô da ESA, a Agência Espacial Europeia passou perto do asteroide 21 Lutetia adquirindo dados e imagens com o objetivo de determinar melhor a história do asteroide e a origem das suas cores pouco comuns. Recentemente, muitas imagens das câmeras que filmaram o asteroide de frente foram compiladas  no vídeo mostrado acima.

Embora tenha uma composição desconhecida, o Lutetia não é massivo o suficiente para que a gravidade o transforme em uma esfera. Orbitando o cinturão principal de asteroides o Lutetia se apresenta altamente povoado por crateras lembrando os momentos de tensão no começo do Sistema Solar. A missão da sonda Rosetta ainda não acabou. Depois de passar pelo Lutetia ela continua sua jornada pelo Sistema Solar e irá pousar em 2014 no cometa Churymov-Gerasimenko.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap120424.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.